All for Joomla The Word of Web Design

Conferência Municipal propõe avanços nas políticas publicas de saúde em Lauro de Freitas

Com tema “Democracia e Saúde” os trabalhos de construção e diálogo da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Lauro de Freitas foram abertos na noite desta quarta-feira (3), no auditório da Faculdade Unime, e seguiram nesta quinta-feira (4) com a participação da sociedade civil usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e Prefeitura. Promovido pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência, que acontecerá também nas esferas estadual e nacional, é um espaço de debate para avaliar a situação da saúde e propor políticas públicas.
A prefeita Moema Gramacho destacou a Conferência como uma oportunidade de ouvir o povo e trazer novas ideias. “É um momento para culminarmos o diálogo que começou com as pré-conferências que ouviu a população nos bairros e fez todo o processo de construção para a Conferência Municipal”, disse.
Moema apontou ainda as novas obras que otimizarão os serviços de saúde na cidade, como construção do Hospital Metropolitano (HM) em Areia Branca, a Policlínica da Região Metropolitana que deve iniciar o atendimento ainda no primeiro semestre deste ano, a implantação do Pronto Atendimento (PA) no Centro, a transformação do Menandro de Faria em maternidade após a conclusão das obra do HM, adequação do PA Nelson Barros em posto de saúde do trabalhador e implantação de um PA em Portão até o final deste ano.
O secretário municipal de Saúde, Erasmo Moura, elencou ações realizadas em 2018. O gestor frisou a implantação de exames de média e alta complexidade na rede e cartão do SUS em PVC. “Estamos alerta para avançar ainda mais em nosso município. Hoje a rede conta com a realização de cirurgias para retirada de nódulos de mama e hérnias no Hospital Jorge Novis. A unidade oferece ainda atendimento nas áreas de oftalmologia, hematologia geral, neurologia, cardiologista, urologista vascular, gastroenterologia”, falou.
Erasmo informou que os atendimentos específicos foram ampliados. “Lauro de Freitas é a única cidade a ter ambulatório de Lúpus, oferecemos aqui à população endoscopia, colonoscopia. Ampliamos a Atenção Básica, o Núcleo de Saúde da Família e Farmácia Viva que já está em funcionamento com medicamentos fitoterápicos nas farmácias dos PSFs”, afirmou.
Conferencista do evento, a professora Carmen Teixeira, mestra em Saúde Comunitária e professora da UFBA, que discorreu sobre o tema principal defendeu os princípios da universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde da população brasileira consagrados no SUS.
Pré-Conferências
Em março passado, foram realizadas oito pré-conferências. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cibele Isaura, nesta etapa a população apresentou 107 propostas para políticas públicas em nível macro e 124 propostas para o território.
Usuário do SUS, Antônio Roberto reconheceu os avanços na gestão da saúde municipal e elogiou a participação do Conselho e o espaço de diálogo aberto com o governo. “É esse governo que queremos, onde a população fale e se sinta contemplada”, pontuou.
Nesta quinta-feira (4) foram apresentados os eixos temáticos, rodas de debate e trabalhos em grupos para a discussão dos temas. A Conferência Municipal de Saúde será encerrada nesta sexta-feira (05), quando serão apresentadas e votadas as propostas por eixos e eleitos os delegados e delegadas que representarão o município na etapa estadual.

Jornalista Giovanna Reyner
Fotos Lucas Lins
ASCOM/PMLF
04/04/2019
Tel.: 3288 – 8671
www.laurodefreitas.ba.gov.br

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password