24 C
Lauro de Freitas
segunda-feira, agosto 18, 2025

Buy now

Combate à fome precisa de sensibilidade e política de Estado, diz Lula

Ao comemorar nesta terça-feira (5) a saída do Brasil do Planta da Penúria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a urgência de comprometimento dos governos e de políticas públicas integradas para o combate à miséria. Segundo ele, é preciso envolver a sociedade nesse processo. 

“Não dá para ter política ‘quebra-galho’ para resolver o problema da miséria. A gente está provando que não se resolve isso se não tiver política pública de estado”, disse Lula no fechamento da reunião plenária do Recomendação Vernáculo de Segurança Fomentar e Nutricional (Consea). 

A saída do Brasil do Planta da Penúria foi anunciada na semana passada pela Organização das Nações Unidas para a Sustento e a Lavradio (FAO/ONU). O indicador global identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subnutrição grave (instabilidade nutrir crônica). O Brasil havia obtido esse patamar em 2014, mas retornou ao Planta da Penúria no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a permanecer aquém de 2,5%.

Lula criticou a falta de sensibilidade dos governantes do mundo com o objecto e destacou a relevância do Consea e da sociedade social para o resultado 

“É muito fácil fazer discursos, mas cuidar do pobre de verdade, você não cuida com a consciência da cabeça, é com o coração. Você tem que ter sentido aquilo, ou ter vivido ou saber alguém que tenha vivido aquilo. A miséria não dói, ela vai corroendo você por dentro. E o mais grave é que as pessoas têm vergonha de expressar que estão com miséria”. 

O presidente se emocionou e chorou ao recontar que muitas vezes ficou sem almoçar no tarefa, pois não tinha condições de levar marmita nem de comprar um lanche. 

“Os companheiros ficavam perguntando se eu não ia consumir, e dizia que não estava com miséria. E cada vez que eles colocavam um sanduíche de mortadela na boca, eu imaginava que era eu que estava mordendo aquele sanduíche. E ficava lá com vergonha de expressar que estava com miséria e voltava para trabalhar. E isso aconteceu várias vezes”, lamentou Lula. 

>> Siga o meato da Filial Brasil no WhatsApp

O que é o Consea

O Consea é o órgão de assessoramento da Presidência da República que atua na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança nutrir e nutricional. O Recomendação foi desativado em 2019 e reinstalado pelo presidente Lula em 2023. 

Durante o evento, a presidenta do Consea, Elisabetta Recine, destacou a rapidez com que o Brasil conseguiu trespassar novamente do Planta da Penúria. 

“Voltamos a trespassar do Planta da Penúria em dois anos, e isso mostra que por mais que nós tenhamos chegado a uma situação dramática no nosso país, nós não esquecemos a prelecção. Não esquecemos porquê fazer políticas públicas integradas, focadas, dirigidas  aos principais problemas que esse país tem”, disse.  

Segundo ela, atualmente o país tem 7 milhões de pessoas em situação de instabilidade nutrir grave. “É nessas pessoas que os nossos programas precisam chegar, de maneira integrada”, concluiu.

Nascente: Filial Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles