Não sei onde você mora, mas na minha cidade é quase impossível não se estressar no trânsito. Estimativas apontam que o estado de São Paulo possui uma frota de aproximadamente 34 milhões de veículos. Desse totalidade, 8 milhões se encontram somente na capital paulista.
Sou contra a violência e todas as suas facetas: física, verbal, psicológica, social… Agora, não vou mentir para você: já discuti no trânsito. Que atire a primeira pedra quem nunca largou a mão na buzina do coche. Ou quem nunca soltou 800 palavrões para xingar o motorista que fez alguma barbeiragem.
Leia mais
Reações à flor da pele são comuns ao volante e o grande problema é quando evoluem para uma situação de agressão ou de colisão entre os veículos. Para evitar esses extremos – e ajudar a controlar a raiva – uma montadora chinesa acaba de lançar uma iniciativa muito dissemelhante: um jogo que aparece no para-brisa do seu coche.
O game, que consiste em lançar emojis contra outros veículos, é uma exclusividade do novo Xpeng P7 2025. A segunda geração do sedã elétrico acaba de estrear na China e surpreende pelo pacote tecnológico e pela autonomia de 820 quilômetros. O sucesso foi tão grande, que, em menos de 7 minutos, a marca registrou tapume de 10 milénio pedidos na pré-venda.
Mas não estamos falando do coche em si, mas sim do jogo. Será que isso pode dar perceptível?
Porquê vai funcionar
- O nome do game é Road Rage Reliever, alguma coisa uma vez que “Aliviador da Raiva no Trânsito”, em tradução livre.
- Os donos do Xpeng P7 podem acionar o jogo a qualquer momento no para-brisa do coche.
- As animações são projetadas por meio de um AR-HUD, e não podem ser vistas por quem está do lado de fora.
- HUD significa head-up display, um termo que se refere a qualquer tela transparente que apresenta informações visuais ao usuário sem que ele precise desviar o olhar do seu campo de visão principal.
- Já o AR diz reverência a Veras Aumentada.
- No caso em questão, os emojis aparecem em quase toda a extensão do vidro principal e o motorista pode arremessá-los a partir de um gatilho que fica no volante.
- É importante evidenciar que o Road Rage Reliever é somente uma função dentre várias do novo Xpeng P7.
- Em vez do jogo, o motorista pode exibir informações relevantes na tela, uma vez que o nível de bateria, a velocidade e até o planta do GPS.
- Todo esse pacote tecnológico é fruto de uma parceria da Xpeng com a Huawei.
- De congraçamento com as duas empresas, essa é “a primeira solução de HUD do mundo a integrar direção inteligente com Perceptibilidade Sintético“.
Mas vai dar perceptível?
Segundo a Xpeng, o objetivo do mini game é ajudar a pacificar a raiva no trânsito com alguma coisa ligeiro, evitando que os motoristas tomem atitudes mais agressivas.
A intenção é louvável, mas será que vai dar perceptível? Especialistas e pessoas uma vez que eu e você já colocaram o projeto em incerteza na internet e redes sociais. Argumentam que transformar o para-brisa em um campo de guerra virtual pode tirar a atenção do motorista, causando mais acidentes.
Alguns estudos dizem que o head-up display ajuda a aumentar a concentração, sobretudo à noite. Isso porque o motorista mantém sua visão focada na frente do coche e, por consequência, na via.
Agora, essas pesquisas dizem reverência a HUDs tradicionais – e não com mini games. A XPeng afirma, em sua resguardo, que o Road Rage Reliever é um opcional, e que o motorista deve ponderar se é seguro ou não usar a função.
Eu entendo que a raiva no trânsito é um problema grave e global. Agora, colocar jogos na tela durante a meio do coche não parece ser, definitivamente, o melhor caminho.
As informações são da Fast Company.
Manancial: Olhar Do dedo