O Vístula, maior rio do país, chegou a somente 9 centímetros, o que pode afetar a produção agrícola e promover o aumento do preço dos víveres
A Europa está sofrendo com fortes ondas de calor nas últimas semanas. Estas temperaturas supra da média para o período têm causado diversos problemas, porquê incêndios florestais e até secas históricas em algumas regiões.
Uma das maiores preocupações está na Polônia, onde o volume do Rio Vístula, o maior do país, chegou a somente 9 centímetros. Levante cenário já interrompe as rotas de balsas e pode afetar a produção agrícola e os preços dos víveres.
- Segundo informações da Bloomberg, o nível registrado é o menor da história.
- Ele é resultado de um volume de chuvas muito inferior do normal em agosto, calor supra da média entre setembro do ano pretérito e junho deste ano e a pouquidade de neve no último inverno.
- A seca foi agravada por um verão com temperaturas médias superiores às médias registradas entre 1991 e 2020, mormente no sudoeste do país.
- Em agosto, mesmo com a queda dos termômetros, a chuva na região totalizou somente 6% do previsto para o período.
Leia mais
Prejuízos causados pela seca já estão sendo sentidos
O cenário de seca apresenta impactos para diversos setores da economia polonesa. Devido aos baixos níveis do rio, Varsóvia suspendeu a maioria das rotas de balsas fluviais, uma das atrações turísticas de verão da cidade.
O Instituto Vernáculo de Meteorologia e Gestão da Chuva da Polônia ainda alerta que pode ser necessário racionar chuva se a situação não melhorar. Isso significa que a população pode permanecer sem provisão durante alguns períodos do dia.
Em todo o país, há ameaço de seca hidrológica em quase 300 das 700 estações de mensuração de rios. Levante cenário também pode promover efeitos indiretos para as colheitas da Polônia, aumentando os preços dos víveres.
Colaboração para o Olhar Do dedo
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federalista do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na espaço desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Jubiloso e em São Paulo.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e rabino em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo porquê foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Natividade: Olhar Do dedo