24 C
Lauro de Freitas
sexta-feira, setembro 12, 2025

Buy now

Lula conversa com chanceler alemão Friedrich Merz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, conversaram por telefone na tarde desta quinta-feira (11), informou o Palácio do Planalto. A relação durou tapume de meia hora.

“Ao recordar a tradicional cooperação em material de meio envolvente e enfrentamento da mudança do clima, o presidente Lula ressaltou a valimento da COP30 em Belém para reunir compromissos climáticos ambiciosos e à fundura da crise climática que o planeta vive. O chanceler federalista Merz afirmou que a Alemanha se fará simbolizar em elevado nível na COP de Belém”, destacou o Planalto, em nota.

Os dois mandatários também reafirmaram o compromisso com a resguardo da democracia e do multilateralismo e saudaram o encaminhamento do negócio mercantil entre Mercosul e União Europeia para crítica pelo Parecer Europeu, anunciado na semana passada. A expectativa é que o negócio possa ser assinado pelos dois blocos ainda oriente ano, criando um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e que corresponderá 26% do Resultado Interno Bruto (PIB) global.

A União Europeia e o conjunto formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai completaram as negociações sobre o negócio em dezembro pretérito, tapume de 25 anos em seguida o início das conversações. Agora, ele será submetido à aprovação da União Europeia, exigindo votação no Parlamento Europeu e maioria qualificada entre os governos da UE, ou seja, 15 dos 27 membros que representam 65% da população do conjunto.

Não há garantia de aprovação em nenhum dos casos e ainda há resistência de grandes países europeus, principalmente da França, das quais setor agrícola teme impactos da concorrência com o agronegócio brasiliano.

Lula e Merz também acordaram em realizar, no ano que vem, uma terceira reunião de elevado nível entre os dois países, que vêm ocorrendo desde 2023. O presidente brasiliano confirmou a participação do país uma vez que homenageado na Feira Industrial de Hannover de 2026. O governo federalista deve montar cinco pavilhões e viabilizar a presença de 160 empresas brasileiras no evento.

Natividade: Dependência Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles