25 C
Lauro de Freitas
quinta-feira, setembro 18, 2025

Buy now

Dirigir usando fone de ouvido dá multa? Veja o que diz a lei

No trânsito há muitos motoristas que gostam de encaminhar utilizando fones de ouvido, seja para estar em uma relação telefônica, escutar mensagens de voz no WhatsApp ou até ouvir músicas e podcasts. Porém, será que esse ato é proibido por lei? A seguir, você confere todas as informações sobre o tópico.

Veja o que diz a lei sobre encaminhar utilizando fone de ouvido

De conciliação com o inciso VI do cláusula 252 do Código de Trânsito Brasílio, encaminhar o veículo utilizando fones conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular é uma infração média que resulta em multa no valor de R$ 130,16, além de 4 pontos na CNH (Carteira Pátrio de Habilitação). 

Leia mais:

Varão dirigindo e utilizando fone de ouvido – Imagem: Stenko Vlad/Shutterstock

Vale evidenciar que o condutor recebe a multa mesmo se estiver com o veículo parado, mas com o motor ligado em um congestionamento, em um semáforo ou em situações semelhantes. Isso porque o aparelho pode tirar a atenção do motorista e contribuir para promover acidentes, colocando em risco a vida de ciclistas, passageiros, pedestres e outros motoristas.

Outro ponto importante é que a emprego de multa só ocorre quando o agente de trânsito realiza uma abordagem ou consegue ver que o condutor está utilizando fone de ouvido. Quem utiliza aparelhos com o sistema de som envolvente também recebe a multa, pois o agente de trânsito não tem porquê saber se o condutor realmente consegue ouvir o que está acontecendo ao seu volta. 

É verosímil recorrer?

Sim, a pessoa multada pode recorrer à multa e até mesmo fazer a solicitação para que seja realizada uma conversão da infração para uma mensagem por escrito, principalmente em casos leves e médios. Entretanto, vale evidenciar que, para ter recta à segunda opção, o condutor não pode ter cometido uma ou mais infrações de trânsito nos últimos 12 meses. 

Mulher fazendo uso de um headphone enquanto dirige – Imagem: FTiare/Shutterstock

Estudo sobre impacto do uso de fone de ouvido no trânsito

Em 2021, a Ford fez um estudo envolvendo mais de 2.000 pessoas na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unificado. Elas foram colocadas em diferentes situações: ao volante de um sege, em uma bicicleta, conduzindo uma moto ou até mesmo caminhando. 

Todas as simulações foram realizadas em uma rua virtual, o que ajudou a ver a reação das pessoas em situações de risco. Conforme a obreiro, 56% das pessoas se envolveram em um acidente ou chegaram perto de espancar. Dessas, 27% estavam utilizando fone de ouvido.

Aliás, foi medido o tempo de reação das pessoas enquanto escutavam músicas por meio do dispositivo e também sem o uso do aparelho.

Mulher utilizando fone e dirigindo ao mesmo tempo – Imagem: Drazen Zigic/Shutterstock

Com a utilização do fone, o tempo de resposta foi 4,2 segundos mais lento ao ver o risco e reagir a ele tentando evitar o acidente. Esse demora pode ser crucial para evitar um acidente em uma situação real de trânsito.


Manancial: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles