Durante exercícios físicos ao ar livre, o corpo humano pode perder de 0,5 a 3 litros de chuva por hora, dependendo do clima, da intensidade do treino e do metabolismo da pessoa. Chuva essa que precisa ser reposta para evitar riscos de desidratação.
Isso parece fácil, basta procurar um bebedouro ou levar uma garrafinha que tudo se resolve. Mas o que fazer quando nenhuma das opções está disponível? Tomar em fontes desconhecidas oferece diversos riscos à saúde e nem sempre é viável ferver a chuva ou recorrer a produtos químicos.
Alguns modelos de garrafas contam com filtros capazes de remover bactérias, protozoários e até microplásticos, permitindo o consumo de fontes incertas. No entanto, elas não conseguem expulsar certos patógenos que podem motivar desde diarreia e vômito até doenças graves, porquê encefalite, meningite e hepatite.
Para riscar todos esses riscos da lista de quem procura se exercitar na natureza, segundo o New Atlas, uma startup chinesa afirma “ter inventado um filtro compacto revolucionário que remove vírus, bactérias, metais pesados, hidrocarbonetos e até flúor quando operado em conjunto com um filtro de filamento”, semelhante aos modelos já existentes no mercado.
Leia mais:
A Oassey, que está sem campanha de crowdfunding no Kickstarter, “conta com um material de filtragem 3D poroso e maleável, chamado de NanoFlex Carbon”, explica a startup. Esse desenvolvimento levou à geração de uma “solução de purificação versátil e portátil para o dia a dia de aventuras ao ar livre”.
O FlexFlow é kit de reidratação três em um
Assim nasceu o FlexFlow, um kit de reidratação projetado para diferentes situações, que inclui:
- Garrafa de chuva de silicone compressível com capacidade de 776 ml (26 oz).
- Tampa com divisão de filtro removível.
- Filtro NanoFlex patenteado pela Oassay, usado porquê pré-filtro.
- Filtro de filamento oca com especificação de 0,1 mícron (semelhante a outros filtros de garrafa compressível).
Aliás, o NanoFlex pode ser retrolavado – lavagem no sentido contrário ao fluxo normal, ajudando a remover impurezas – e a tampa é comportável com mangueira para ingerir direto da natividade.
O filtro também pode ser desrosqueado da garrafa e acoplado em qualquer outra com rosca de 28 mm. O kit ainda pode ser complementado com um copo de silicone que se encaixa na base da garrafa ou, mediante dispêndio suplementar, com um copo em liga de titânio, resistente ao aquecimento em fogareiros.
Segundo a Oassey, a vida útil do filtro varia de 400 a 600 litros, precisando ser substituído depois 12 meses de uso. Na página do Kickstarter é verosímil encomendar o kit por US$ 112 (R$ 594), mais o valor do frete.
Manancial: Olhar Do dedo