Ventos passaram dos 80 km/h e estragaram mais de 40 imóveis
A Secretaria de Estado da Proteção e a Resguardo Social de Barra Formosa confirmaram que o vento poderoso que atingiu a cidade e provocou danos materiais foi decorrência de um tornado. O município fica no oeste de Santa Catarina.
Em um dos casos, uma mansão voou e foi parar em cima de um coche. A cidade ainda está avaliando se vai preceituar emergência.
Tornado provocou danos materiais em Barra Formosa
No sábado (20), um temporal com queda de saraiva causou danos materiais em Barra Formosa, em Santa Catarina. Na ocasião, a Resguardo Social estimou que o vento tenha pretérito dos 80 km/h em algumas áreas.
De tratado com o órgão, os ventos fortes na região foram decorrência de um tornado. A instabilidade veio da fronteira da Argentina e ganhou força em Barra Formosa e outras cidades ao volta, uma vez que São Miguel do Oeste.
O tornado foi confirmado a partir da estudo das ocorrências e de imagens de drones, que permitiram observar um caminho com telhados destruídos e árvores tombadas.
Ventos causaram danos materiais
Segundo o g1 de Santa Catarina, murado de 40 casas em Barra Formosa foram afetadas. Em um dos casos, uma residência de madeira foi parar em cima de um coche (foto supra).
A previsão é que uma frente fria siga avançando pela região nesta segunda-feira (22), mas o tempo deve permanecer relativamente seguro. Confira a previsão completa para o início da primavera cá.
Leia Mais:
Qual a diferença entre tornado, tufão e furacão?
- Tornado: É um fenômeno atmosférico de graduação lugar caracterizado por um funil de vento rotativo que se estende de uma nuvem de tempestade para o solo. Eles são comuns em áreas com climas temperados, mormente nas planícies dos Estados Unidos, onde as condições atmosféricas favorecem sua formação;
- Tufões e ciclones: Os tufões e ciclones se formam sobre águas quentes do oceano, geralmente em regiões tropicais e subtropicais. Eles se originam de áreas de baixa pressão atmosférica e se intensificam com o calor e a umidade do oceano. À medida que se movem sobre as águas quentes, podem se fortalecer, formando olhos calmos cercados por faixas de nuvens densas e fortes chuvas. Quando atingem a terreno, podem fomentar devastação significativa devido aos ventos fortes, chuvas intensas e tempestades de surtos.
Veja as diferenças entre cada um deles em detalhes neste link.
Redator(a)
Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Do dedo.
Manadeira: Olhar Do dedo
