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sábado, novembro 8, 2025

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Amazon diz que sistema voltou a operar

A Amazon, por meio de atualização em seu site de monitoramento do Amazon Web Services (AWS), informou que todos os sistemas do serviço estão em operação novamente.

Nesta segunda-feira (20), uma lacuna generalizada da AWS tirou do ar diversos grandes sites e serviços online. Segundo a empresa, todos os serviços retornaram ao funcionamento normal pouco depois das 19h (horário de Brasília), posteriormente um dia de instabilidade.

O apagão começou às 4h11 (horário de Brasília) na principal região da AWS, US-East-1, localizada no setentrião da Virgínia (EUA). Estima-se que atingiu pelo menos milénio empresas, segundo dados compilados pelo site Downdetector, que monitora falhas online. No pico do incidente, mais de 6,5 milhões de usuários em diferentes países relataram falhas de chegada.

Um aviso na página de status da companhia indicava problemas de DNS no DynamoDB, o serviço de banco de dados que sustenta diversas aplicações da plataforma. O DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio (em tradução literal), é responsável por transcrever nomes de sites em endereços IP para que navegadores e aplicações possam carregá-los.

Estima-se que atingiu pelo menos milénio empresas; no pico do incidente, mais de 6,5 milhões de usuários em diferentes países (Imagem: shutterstock/gguy)

A AWS informou em atualização às 6h01 que um “problema operacional” estava afetando múltiplos serviços e que a equipe estava trabalhando em “múltiplos caminhos paralelos para correr a recuperação“. Mais de 70 serviços próprios da empresa foram afetados. Às 7h35, o grupo afirmou que a questão de DNS havia sido “totalmente mitigada” e que as operações estavam voltando ao normal.

Ao longo da manhã, clientes relataram dificuldades para iniciar novas instâncias no EC2, o serviço popular da AWS que fornece capacidade de servidores virtuais. A empresa observou “taxas elevadas de erro” e garantiu que trabalhava para “restaurar totalmente o serviço o mais rápido provável“. Por volta das 14h30, já havia “sinais iniciais” de recuperação em algumas regiões.

De consonância com o Downdetector, usuários relataram problemas em serviços, porquê Disney+, Lyft, o aplicativo do McDonald’s, The New York Times, Reddit, Ring, Robinhood, Snapchat, United Airlines, T-Mobile e Venmo. Sites do governo britânico, porquê Gov.uk e o serviço de receita HM Revenue and Customs, também foram afetados.

No Brasil, as aplicações que mais foram afetadas pelo apagão na AWS foram iFood e Mercado Livre, além de serviços, porquê Alexa, Zoom, Duolingo, Snapchat, Fortnite e Prime Video, que também pararam fora do país.

Um porta-voz do governo do Reino Unificado disse à CNBC: “Estamos cientes de um incidente que afeta a Amazon Web Services e vários serviços online que dependem de sua infraestrutura. Por meio de nossos procedimentos de resposta a incidentes, estamos em contato com a empresa, que trabalha para restaurar os serviços o mais rápido provável.”

iFood foi um dos serviços mais afetados no Brasil (Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock)

Leia mais:

  • A interrupção também afetou ferramentas internas da própria Amazon. Funcionários de armazéns e motoristas do serviço Flex relataram em fóruns que sistemas internos estavam fora do ar em diversos locais;
  • Alguns foram instruídos a esperar em salas de sota, já que não conseguiam acessar o aplicativo Anytime Pay, que permite o antecipação de segmento do pagamento;
  • O Seller Mediano, plataforma usada por vendedores parceiros da Amazon, também ficou inoperante;
  • Outras empresas relataram impactos: o Reddit afirmou estar “trabalhando para restaurar 100% da capacidade”; companhias aéreas, porquê United e Delta, tiveram clientes sem chegada a reservas; e a plataforma educacional Canvas informou falhas decorrentes do “incidente em curso na AWS”.

Usuários também relataram problemas em jogos baseados em nuvem, porquê Roblox e Fortnite, enquanto a corretora de criptomoedas Coinbase teve instabilidades.

A instrumento de design Canva registrou “taxas de erro significativamente elevadas” e apontou a AWS porquê culpa. O CEO da instrumento de procura de IA generativa Perplexity, Aravind Srinivas, afirmou que “a culpa raiz é um problema da AWS” e que trabalhava para resolvê-lo.

Quais podem ser as causas da pane?

Segundo Rob Jardin, diretor do dedo da empresa de cibersegurança NymVPN, o apagão provavelmente não foi resultado de um ataque cibernético, mas de uma lacuna técnica em um dos principais data centers da Amazon. “Esses problemas podem ocorrer quando sistemas ficam sobrecarregados ou uma segmento crucial da rede lacuna, e porquê muitos sites dependem da AWS, o impacto se espalha rapidamente”, disse.

Banco de dados DynamoDB teria sido o grande originador da pane universal (Imagem: Reprodução)

Mike Chapple, professor de tecnologia da informação (TI) na Universidade de Notre Dame e ex-cientista da NSA, afirmou que, embora o público não conheça o termo DynamoDB, ele “é um dos registradores da Internet moderna”. Segundo ele, as primeiras informações indicam que não houve perda de dados, mas um erro nos registros que informam a outros sistemas onde localizar essas informações.

“Nascente incidente serve porquê lembrete de quão dependente o mundo é de um punhado de grandes provedores de serviços em nuvem: Amazon, Microsoft e Google. Quando um grande provedor espirra, a Internet pega um resfriado”, afirmou.

A AWS afirmou que divulgará um relatório detalhado sobre o evento nos próximos dias.


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