27 C
Lauro de Freitas
sábado, fevereiro 7, 2026

Buy now

Estado do Rio descarta presença de metanol em mais quatro pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) descartou a presença de metanol nas amostras de exames laboratoriais de mais quatro pacientes que eram investigados. Dos 17 casos notificados até agora porquê suspeitos, 15 foram descartados.

Dos quatro casos excluídos, dois foram em São Pedro da Lugarejo, um em Cabo Indiferente e outro em Niterói.  Dos dois suspeitos que permanecem em investigação, um é de Cabo Indiferente, na Região dos Lagos, e o outro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

“A notícia é um conforto, mas continuamos atentos e vigilantes. Orientamos a população a permanecer alerta. Caso apareçam sintomas suspeitos depois a ingestão de bebidas alcoólicas, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente”, orientou a secretária de Saúde, Claudia Mello.

Sintomas

Os principais sinais de intoxicação por metanol são visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite. No caso do emergência desses sinais, é necessário procurar a unidade de atendimento mais próxima de morada. A intoxicação por metanol pode suscitar facciosismo irreversível e óbito.

Suspeição

No primórdio de outubro, o estado do Rio registrou a primeira suspeita de intoxicação por metanol. Desde portanto, a Secretaria tem orientado a população sobre os cuidados necessários ao ingerir bebidas alcoólicas. A secretaria esclarece que o ideal é reduzir o consumo, principalmente das bebidas destiladas, até que haja o rastreio das adulterações.

As unidades de saúde estaduais estão orientadas sobre os sintomas compatíveis e o tratamento de possíveis contaminações por metanol. Os municípios estão orientados a enviar as amostras para detecção ao Laboratório Mediano de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que fechou parceria para estudo na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), referência vernáculo para a identificação de amostras com metanol.

No início do mês, a Secretaria de Saúde do Rio recebeu remessas de etanol farmacêutico e do contraveneno fomepizol enviadas pelo Ministério da Saúde para o tratamento dos possíveis pacientes intoxicados. Os medicamentos foram enviados ao Hospital Estadual Anchieta, referência no estado para os casos de intoxicação por metanol.

Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema sisudez. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organização em produtos tóxicos (porquê formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à facciosismo) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista cá); LINK: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/ciatox 

Núcleo de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A lentidão no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a verosimilhança do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

Manancial: Escritório Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles