A Escritório Vernáculo de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (23) a consumição de um lote falso do Chá Pronto Para Consumo Multi Extrato. Esse lote não foi produzido pela A&CL Indústria e Negócio de Produtos Naturais, que é a verdadeira trabalhador do chá.
A decisão atinge exclusivamente os produtos do lote 2306, com o número de registro ES000233-0.000043 do Ministério da Lavradio e Pecuária (Planta). A partir da norma, os produtos ficam proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados, consumidos e divulgados.
“A medida foi motivada em seguida uma denúncia informar que o resultado era viciado. Outrossim, a A&CL Indústria e Negócio de Produtos Naturais confirmou que não produziu o lote citado, e o registro ES000233-0.000043, impresso no rótulo dos produtos, já foi cancelado pelo Planta”, disse a Anvisa, em nota.
Também foi determinado o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela empresa Zeoclin Ltda. A ação proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a divulgação e o consumo dos produtos.
“A norma da Anvisa teve uma vez que culpa a inclusão, nos suplementos em questão, de um substância que não teve a segurança de uso e eficiência comprovada pela Escritório. Outrossim, a propaganda dos produtos associa o seu uso a propriedades terapêuticas, uma vez que a tomada de poluentes e toxinas, prática não permitida a produtos classificados uma vez que provisões”.
Manancial: Escritório Brasil
