Empresa afirmou que as tarifas de Trump impactaram nos resultados financeiros e voltou a alertar para a escassez de chips semicondutores
A Volkswagen teve um revés importante no terceiro trimestre deste ano. A montadora alemã anunciou nesta quinta-feira (30) que teve um prejuízo operacional de 1,3 bilhão de euros (muro de R$ 8 bilhões) no período.
As tarifas impostas por Donald Trump e a reversão da estratégia da subsidiária Porsche em relação aos veículos elétricos impactaram nos resultados. Mesmo assim, a empresa acredita que cumprirá suas metas financeiras, desde que a produção não seja paralisada pela falta de chips semicondutores.
Montadora alemã quer trinchar gastos e aumentar produtividade
- O prejuízo de US$ 1,3 bilhão de euros no terceiro trimestre deste ano contrasta com o lucro de 2,8 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior.
- A VW destacou que as tarifas de Trump provocaram um aumento de 5 bilhões de euros nos custos da empresa.
- Por conta disso, a montadora alemã está buscando formas de trinchar gastos.
- Aliás, a reversão da estratégia da Porsche em relação aos veículos elétricos causou um rombo de 4,7 bilhões de euros em encargos durante os primeiros nove meses do ano.
- Com a queda na demanda por carros esportivos de luxo, a subdivisão, que é 75% controlada pela Volkswagen, registrou um prejuízo operacional de 966 milhões de euros.
- A subsidiária da VW está cortando quase quatro milénio empregos leste ano, com mais perdas esperadas até o final do ano, quando irá voltar a usar motores de esbraseamento.
- As informações são do The New York Times.
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Falta de chips pode paralisar produção da empresa
Outro problema para a montadora alemã é o impasse envolvendo a Nexperia, uma operário chinesa de semicondutores usados na indústria automotiva com sede no país europeu. Nas últimas semanas, o governo dos Países Baixos (Holanda) assumiu o controle da empresa com a justificativa de que a tecnologia poderia se tornar indisponível em caso de emergência.
A China contestou a medida e respondeu bloqueando as exportações, impactando a produção de novos dispositivos. Apesar da Nexperia não ser uma fornecedora direta da Volkswagen, ela disponibiliza chips para outras empresas que, por sua vez, fornecem peças que são usadas em componentes de veículos da VW.
Nesta semana, o diretor financeiro da montadora, Arno Antlitz, afirmou que o estoque disponível garante que a manutenção da produção exclusivamente até o final da próxima semana. E destacou que a situação é bastante precária, alertando para uma chance real de escassez dos produtos em breve. Se leste cenário se confirmar, os resultados da Volkswagen poderiam ser impactados ainda mais.
Colaboração para o Olhar Do dedo
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federalista do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na superfície desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Prazenteiro e em São Paulo.
Natividade: Olhar Do dedo
