25 C
Lauro de Freitas
sábado, novembro 8, 2025

Buy now

Pode treinar se o corpo ainda está dolorido do dia anterior?

Embora “no pain, no gain” seja uma frase motivacional muito popular, será que é realmente o melhor recomendação? Quando os músculos estão muito doloridos, é geral se questionar se vale a pena mexer o esqueleto com o treino ou permanecer no sofá. E a resposta varia, dependendo de porquê você está se sentindo e do seu nível de condicionamento físico.

Na maioria dos casos, a dor desaparece completamente em três a cinco dias depois do treino. Muitas vezes, exercícios de recuperação ativa, porquê estiramento e jornada, podem ser benéficos para os músculos doloridos. Mas a decisão de continuar o treino depende da intensidade da dor e dos sintomas que você está sentindo.

Antes de deliberar se o tirocínio é a melhor resposta para um corpo dolorido, é importante entender o motivo de tanta dor. 

Mulher com dor muscular na panturrilha (Imagem: Jomkwan / iStock)

Durante o tirocínio, as fibras dos músculos, assim porquê o tecido subjuntivo ao volta deles, se esticam e sofrem lesões microscópicas.

Nos dias seguintes, à medida que o corpo inunda a dimensão com fluidos e nutrientes para repará-las, os músculos passam por pequeno processo inflamatório. Isso é normal, visto que faz secção da recuperação, e ajuda a estimular o aumento da força e do tamanho dos músculos. Mas a inflamação também estimula os receptores de dor, o que faz com que você sinta dor e rigidez depois o treino.

A intensidade da dor está relacionada ao tipo de atividade física que você realizou. Ou por outra, a dor é mais frequente quando você não se exercita há qualquer tempo, faz um novo tipo de treino ou força demais os músculos.

Na núcleo, é a reação dos músculos a uma tarefa que demanda mais esforço ou que é mais difícil do que o habitual. Portanto, quanto mais você repetir o mesmo tipo de atividade, menor será a verosimilhança de sentir dor.

Leia mais:

Logo, devo me exercitar quando o corpo ainda está dolorido?

Pessoa flexionando o bíceps (Imagem: Summer Paradive/Shutterstock)

Quando continuamos com a mesma rotina de exercícios enquanto o corpo está dolorido, não damos tempo suficiente para que os músculos se recuperem.

Ou seja, obstinar em treinar durante períodos de dor pode resultar em lesões por esforço excessivo. Ou por outra, o rendimento do treino pode diminuir — é provável que você enfrente maior dificuldade ao levantar pesos ou ao realizar alguns movimentos com a mesma amplitude do treino anterior.

Ainda assim, é preferível continuar a se exercitar, mesmo que com menos frequência ou intensidade. A melhor opção é interpolar seus treinos para evitar o uso excessivo de certos grupos musculares. Por exemplo, se a secção superior do corpo estiver dolorida, treine a secção subordinado na próxima vez que for se exercitar. Isso permitirá que você continue no caminho visível e não atrapalhe seu progresso.

Treine sem exagerar

O tempo de recuperação depois lesões musculares induzidas pelo tirocínio depende da extensão da lesão muscular inicial, que, por sua vez, é influenciada pela intensidade e duração do tirocínio. Sendo assim, a melhor maneira de evitar lesões é saber os limites do seu corpo. Com a experiência, você encontrará o estabilidade entre se esforçar para permanecer mais potente ou se machucar. 


Nascente: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles