25 C
Lauro de Freitas
sábado, fevereiro 7, 2026

Buy now

Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS

A Instauração Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai ampliar sua capacidade de produção de insumos e kits diagnósticos para o Sistema Único de Saúde com uma novidade vegetal produtiva, que teve sua cessão à instituição formalizada nesta segunda-feira (10).

A fábrica pertence à empresa francesa bioMèrieux e fica em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, e será cedida à Fiocruz por um período inicial de dez anos.

A Fiocruz e a bioMérieux, líder mundial na produção de diagnósticos, também assinaram em junho um memorando de entendimento para a cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

A cessão da vegetal foi proposta pela bioMérieux, porque a empresa francesa decidiu fechar as atividades da fábrica na redefinição de seu padrão de negócio no país. No entanto, porquê a empresa francesa é fornecedora da saúde pública brasileira desde a dez de 70 e já tem outros acordos com a Fiocruz, decidiu ceder sua unidade industrial à instalação, ao invés de fechá-la.

>> Siga o meato da Filial Brasil no WhatsApp

A operação da Fiocruz no sítio está programada para debutar em março de 2026, com a produção da risco de testes rápidos.

O novo campus ficará ligado ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), unidade da Fiocruz responsável pela pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas, kits para diagnóstico, biofármacos e terapias avançadas destinados prioritariamente ao SUS.

Na fábrica, será verosímil realizar desde o incisão até o processamento final e montagem dos testes, incluindo as áreas dedicadas ao controle de qualidade, testes de firmeza e a produção de painéis para a avaliação externa.

Com isso, a Fiocruz espera reduzir o tempo de produção e também fortalecer a autonomia vernáculo em diagnósticos, muito porquê a resposta do Brasil em caso de emergências sanitárias, porquê explica o presidente da instalação, Mario Moreira.

“Esse é um passo estratégico para ampliar a capacidade vernáculo de produção e inovação em diagnósticos, gerando benefícios à população ofertando ferramentas diagnósticas precisas, tempestivas, sustentáveis, acompanhando o progresso tecnológico em obséquio do enfrentamento de emergências sanitárias”.

Manadeira: Filial Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles