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quarta-feira, dezembro 24, 2025

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Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

Na inauguração da ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o país vizinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que há países que, ao invés de pontes, constroem muros. “Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que o outro passe pro seu lado. Nós cá, sul-americanos, paraguaios e brasileiros, queremos expor ao mundo que nós somos da silêncio”.

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. A ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.

Lula disse que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, vai inaugurar a secção da obra no país vizinho no sábado (20). O presidente brasílio garantiu as presenças de equipes da  Polícia Federalista (PF), da Polícia Rodoviária Federalista (PRF) e da Receita Federalista. Ele explicou que a implementação gradual do tráfico tem relação com a infraestrutura do lado paraguaio. 

Lula afirmou que há excitação pelos dois países porque a via vai possibilitar o incremento do negócio. “Vão transitar bilhões de dólares de interesse da economia brasileira e de interesse da economia paraguaia”, afirmou Lula.

Investimento 

A estrutura do tipo estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de fundura, o equivalente a edifícios de aproximadamente 54 andares. A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC), teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países e terá o tráfico liberado de forma gradual. Nessa primeira temporada, para caminhões sem trouxa nos dois sentidos.

A obra financiada pelo governo brasílio foi com recursos da Itaipu Binacional na ordem de R$ 712 milhões. Desse totalidade, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte estaiada, enquanto R$ 340 milhões foram aplicados nas obras da Perimetral Leste até novembro de 2025. 

O governo explicou que o protótipo foi tripartite, com a participação do Departamento Vernáculo de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma vez que órgão proprietário. O governo do Paraná foi o executor e Itaipu Binacional, uma vez que responsável pelo repasse dos recursos.

A estrutura tornou-se prioridade estratégica, integrada ao PAC, em 2012. Foram lançados os editais de licitação em 2012 e 2014, além da transporte de todo o processo de licenciamento ambiental e projetos de engenharia que resultaram na licença ambiental emitida pelo Ibama em fevereiro de 2017. 

Em seguida a estruturação institucional que definiu Itaipu uma vez que agente financiador em 2018, a construção teve início em 2019 até a peroração física, em outubro de 2023.

O evento marcou a entrega da segunda relação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade. Hoje, a única conexão viária entre os dois países na região recebe um fluxo quotidiano de 100 milénio pessoas e 45 milénio veículos, segundo a Receita Federalista.

Ponte da Integração Brasil–Paraguai – Foto: Ricardo Stuckert/PR

A novidade rodovia reorganiza o fluxo de veículos pesados na região, contribui para a mobilidade urbana e a segurança viária. Com 14,7 quilômetros de extensão, a via conecta a BR-277 à ponte, desviando o tráfico de caminhões do meio urbano de Foz do Iguaçu. 

Segundo o governo federalista, a ingressão em operação ocorrerá de forma gradual para prometer a segurança e a adaptação dos órgãos de fiscalização. Na lanço inicial, a travessia será exclusivamente para caminhões descarregados, conhecidos uma vez que “em lastro”, seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federalista e Polícia Rodoviária Federalista. 

Os ônibus de turismo fretados serão autorizados a trafegar “em breve”. A liberação totalidade para veículos de trouxa está prevista para ocorrer entre o termo de 2026 e o início de 2027, condicionada à peroração do Galeria Metropolitano del Levante, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de chegada.

Natividade: Filial Brasil

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