O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, em sessão finalizada nesta quarta-feira (28), pela cassação imediata dos mandatos dos vereadores Beço (PSD), Joelio (PSD) e Cézar da Lindóia (PSB). A decisão confirma que houve fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Lauro de Freitas.
A Corte não apenas tirou o mandato dos parlamentares, como também determinou o cumprimento imediato da decisão. A ordem é para que a Câmara Municipal emposse os novos vereadores o mais rápido possível.
Quem Sai e Quem Entra
Com a anulação dos votos recebidos pelas chapas do PSD e PSB (que fraudaram a lei lançando candidatas laranjas), o quociente eleitoral foi recalculado. A nova configuração da Câmara de Lauro de Freitas já tem nomes definidos:
- SAEM: Beço (PSD), Joelio (PSD) e Cézar da Lindóia (PSB).
- ENTRAM: Felipe Manassés (PP), Flor (Avante) e Rodrigo Criollo (MDB).
A Fraude Confirmada
O Tribunal acolheu a denúncia de que os partidos usaram candidatas mulheres apenas para cumprir tabela, sem intenção real de disputa. O caso mais escandaloso, citado no voto do relator Ricardo Maracajá, foi o da candidata Lia (PSB), que não teve nem o próprio voto e viu sua filha, coordenadora da campanha, votar em um homem. A justiça entendeu que isso configurou um “padrão coordenado” para burlar a lei.
Confira a decisão na íntegra:
Foto: Sem sensura tv
