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domingo, agosto 17, 2025

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Apple enfrenta dilema – renegar privacidade para avançar em IA?

Enquanto rivais apostam em dispositivos sempre conectados, Tim Cook, CEO da Apple, mantém foco em proteger dados dos usuários

Imagem: slvn_an/Shutterstock

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A subida da lucidez sintético coloca a Apple diante de um dilema estratégico: manter seu histórico compromisso com a privacidade ou ceder à tendência de sistemas que dependem de grandes quantidades de dados pessoais para oferecer experiências altamente personalizadas.

Enquanto empresas porquê Meta, OpenAI e Microsoft avançam com dispositivos e serviços de IA projetados para “ver, ouvir e registrar” a vida dos usuários, a Apple procura uma abordagem mais restritiva, porquê explica o Wall Street Journal.

Sob a liderança de Tim Cook, a companhia reforçou a privacidade porquê valor médio — postura que já afetou rivais, porquê o Facebook, e rendeu embates com o governo dos EUA.

Tim Cook confia na privacidade para diferenciar Apple na era da IA (Imagem: Laura Hutton/Shutterstock)

Leia Mais:

Apple usa método mútuo

  • Para conciliar inovação e proteção de dados, a Apple vem apostando no processamento lugar de informações no próprio iPhone e, quando necessário, em sua “Computação em Nuvem Privada”, que processa mas não armazena dados.
  • Apesar disso, os recursos de IA da empresa ainda são limitados e alguns foram adiados.
  • Em certos casos, a Apple recorre ao ChatGPT da OpenAI, exigindo consentimento do usuário e prometendo anonimato.
Empresa tenta conciliar avanços em lucidez sintético com seu histórico rigoroso de proteção de dados (Imagem: kovop/Shutterstock)

Superar concorrentes não será fácil

O repto é competir com rivais que exploram dados de forma mais ampla para aprimorar seus modelos.

Zuckerberg prevê óculos inteligentes com “superinteligência” integrada; Altman e Jony Ive trabalham em um dispositivo de IA cônscio do envolvente do usuário. Já a Microsoft aposta em IA pessoal, mas com dados criptografados e efêmeros.

Críticos veem a Apple avançando lentamente, mas Cook aposta que, na corrida da IA, a privacidade continuará sendo um diferencial poderoso para atrair consumidores.

Competidores apostam em coleta massiva de dados, enquanto a Apple procura soluções locais e privadas – Imagem: 360b / Shutterstock


Colaboração para o Olhar Do dedo

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou porquê copywriter, crítico de marketing do dedo e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Do dedo.


Manadeira: Olhar Do dedo

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