O iOS 26 vem sendo disponibilizado para iPhones compatíveis em todo o mundo. O novo sistema operacional da Apple traz a tecnologia Liquid Glass, responsável por repaginar o visual dos aparelhos da marca e ainda proporcionar uma maior interação dos usuários com a interface do sistema.
Ou por outra, ela conta com camadas translúcidas, elementos que respondem em tempo real e efeitos de profundidade, o que possibilita uma experiência com maior fluidez. Apesar das qualidades citadas, a Liquid Glass consome mais a bateria do seu dispositivo, principalmente em aparelhos mais antigos.
A boa notícia é que existem maneiras de amenizar esse consumo no seu iPhone. Para ajudá-lo, o Olhar Do dedo trouxe algumas dicas importantes. Continue a leitura e confira!
Leia mais:
8 formas de ‘consertar’ a bateria ruim do iOS 26
É provável que futuramente a Apple otimize a eficiência do Liquid Glass por meio de patches, mas antes disso, vale apostar em algumas medidas que vão ajudar a melhorar a bateria do dispositivo com o iOS 26. Confira!
1. Utilize o sensor de luz envolvente
Leste recurso possibilita a detecção da luminosidade do envolvente em que o usuário está e, assim, consegue ajustar o nível de cintilação de forma automática, proporcionando uma boa experiência visual ao usuário em diferentes situações conforme a incidência de luz solar direta.
Ou por outra, ele ajuda a poupar bateria, pois evita que o cintilação seja utilizado em altos níveis em momentos desnecessários. Para ativar a função, é necessário acessar as “Configurações” > tocar em “Acessibilidade” > “Visão” > “Tamanho da tela e do texto” e, no final da página, ativar o “Cintilação automático”.
2. Utilize o Adaptive Power
Recurso lançado no iOS 26, o Adaptive Power faz a estudo do padrão de uso do aparelho para saber quando o usuário vai precisar de mais bateria no dia a dia. Dessa forma, faz ajustes em momentos necessários para gabar a duração da trouxa do componente.
De concordância com a Apple, o recurso precisa de pelo menos sete dias de uso para aprender sobre os hábitos de carregamento do aparelho. Para ativá-lo vá em “Configurações” > “Bateria” > “Modo de vontade” e ligue o botão da função “Adaptive Power”.
3. Ative o modo escuro
(Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Do dedo)
O modo escuro do iPhone gasta menos bateria em relação ao modo evidente. Por isso é interessante ativá-lo. Acesse as “Configurações” > vá em “Tela e Cintilação” > selecione “Ar” > ative o escuro e desative o automático. Dessa forma, o modo escuro ficará sempre ativo.
4. Habilite o Modo de Reles Consumo
Imagem: Proxima Studio/Shutterstock
O Modo de Reles Consumo tem a capacidade de reduzir o cintilação da tela, mudar o Bloqueio Automático para trinta segundos e ainda limitar a taxa de atualização da tela, o que reduz alguns efeitos visuais. Ele também desativa ou interrompe processos que estão acontecendo em segundo projecto.
Para habilitar esse recurso, você pode realizar o processo por meio dos Ajustes ou utilizando a Medial de Controle. Entretanto, não é provável configurá-lo. Todavia, por meio do aplicativo Atalhos (pré-instalado em todos os iPhones por padrão), o usuário consegue automatizar esse processo para que ele seja habilitado de forma automática em uma determinada porcentagem de bateria.
O passo a passo é o seguinte: abra o aplicativo Atalhos > toque em “Automação” > depois aperte no sinal de mais no quina superior recta da tela do dispositivo > em “Automação pessoal”, selecione “Nível da bateria” > coloque igual a 50% e mova o controle deslizante para a porcentagem que deseja que o modo seja ativado > vá em “Prosseguir” > toque em “Definir Modo de Reles Consumo” e aperte em “Concluído”.
5. Quando não estiver usando, desative os dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth
As tecnologias de conectividade costumam consumir bastante bateria dos dispositivos. Por isso, caso não esteja utilizando-as, mantenha-as desligadas. Para isso, você deve acessar as “Configurações” > “dados móveis” ou “Configurações” > “Wi-Fi” ou “Configurações” > “Bluetooth”.
Posteriormente desativar essas tecnologias, fique cauteloso, pois às 5h da manhã seguinte elas serão ligadas involuntariamente. Portanto, se não for utilizá-las, pode desabilitá-las de novo.
6. Opte pelo uso do 4G LTE
A rede 5G consome mais bateria do que a rede 4G LTE e, apesar de o 5G ser uma tecnologia que entrega um maior desempenho, ele ainda não está presente em grande secção das regiões do mundo e, assim, não consegue entregar todos os seus benefícios. Se esse for o caso do lugar onde você está, saiba que é válido voltar para o 4G LTE.
O processo é muito simples: toque em “Configurações” > “dados móveis” ou “celular” (conforme estiver escrito em seu iPhone) > selecione as “opções de dados celulares” > vá em “Voz e dados” e, por último, marque a caixa LTE.
7. Desative o Always On Display
O Always On Display (AOD) é um recurso que existe nos celulares iPhone que possuem o tela com taxa de atualização adaptável ProMotion. Ele faz uso dos pixels autoemisores da tecnologia de tela OLED para exibir a hora, data e notificações o tempo inteiro, até quando o dispositivo estiver bloqueado e a tela desligada.
Apesar de ser um recurso que melhora a experiência do usuário, pois facilita a visualização de informações importantes, ele consome um pouco de bateria do dispositivo. Portanto, desativá-lo pode ajudar a poupar a trouxa do seu celular.
Deseja realizar essa ação? Entre em “Configurações” > “Tela e cintilação” > “Always On Display” e desative a opção “Sempre em exibição”.
8. Desative a atualização de aplicativos em 2º projecto
Muitos aplicativos funcionam em 2º projecto no seu iPhone e fazem atualizações de informações, porquê o upload de fotos para a nuvem, trajeto da rota de um app de navegação, entre outras. O problema disso é que o consumo de bateria acaba sendo proeminente. Portanto, vale desativar as atualizações.
Entretanto, o ideal é que você acesse a lista de apps e veja quais apps não precisam ser atualizados em 2º projecto. Portanto, entre em “Ajustes” > “Universal” > “Atualização em 2º Projecto”, confira a lista de apps instalados no dispositivo e desative aqueles que não precisam atualizar em 2º projecto, deixando-os para atualizar exclusivamente quando forem abertos.
Manadeira: Olhar Do dedo
