O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deu início neste domingo (18) à campanha de vacinação em volume contra a dengue na cidade paulista de Botucatu, com o uso da vacina Butantan-DV. O imunizante é o primeiro do mundo em ração única que previne contra a arbovirose, com tecnologia 100% vernáculo desenvolvida pelo Instituto Butantan.
O estudo é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Botucatu, a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e pelo Instituto Butantan.
Ao todo, o Ministério da Saúde decidiu vacinar a população de 15 a 59 anos de três municípios inteiros, antes de levar o imunizante para todo o Brasil. O objetivo é estimar a efetividade da imunização, o impacto na população e a circulação do vírus na comunidade.
“Esse é o primeiro passo da vacina do Butantan no nosso calendário de vacinação da dengue”, declarou o ministro, neste domingo.
Estratégia piloto
Além de Botucatu, a estratégia piloto é realizada, a partir deste termo de semana, nos municípios de Maranguape (CE) e Novidade Lima (MG).
De entendimento com o Ministério da Saúde, as cidades foram escolhidas por terem população entre 100 milénio e 200 milénio habitantes, pelo histórico de vacinação e pela proximidade a outras grandes regiões metropolitanas.
O ministro Padilha confirma que a meta é ter 40% da população vacinada na tira etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“Nossa meta é chegar o mais rápido provável a ocultar essa população de 15 a 59 anos e, com isso, confirmar o que os estudos projetam. Se a gente chegar a 40 a 50% da população vacinada, além de proteger cada tipo que se vacina, essa vacina tem um potente impacto no controle da doença na cidade porquê um todo.”
Nesta primeira lanço, 204,1 milénio doses serão distribuídas entre os três municípios: 80 milénio para Botucatu (SP), 60,1 milénio para Maranguape (CE) e 64 milénio para Novidade Lima (MG).
O quantitativo é suficiente para a vacinação em volume da população-alvo nessas cidades e faz secção das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan.
Botucatu
Esta é a segunda vez que o município de Botucatu realiza uma vacinação em volume para estimar a efetividade de uma vacina. Em maio de 2021, teve início na cidade a vacinação contra a covid-19 com uma ração do imunizante produzido pelos laboratórios AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. À idade o esquema vacinal teve impacto positivo nas internações hospitalares.
Para a escolha de Botucatu, o ministro da Saúde explicou que pesou o vestuário de o estado de São Paulo ter sido a unidade da federação que mais concentrou casos de dengue no ano pretérito e também onde teve maior circulação do dengue tipo 3.
“Uma vez que circulou dengue tipo 3 cá, no estado de São Paulo, é uma grande oportunidade para a gente estimar o impacto que essa vacina vai ter na dengue tipo 3, na possibilidade de controlar rapidamente a dengue na cidade.”
A prefeitura disponibilizou 28 pontos de vacinação, porquê Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos de vacinação instalados pela cidade e em locais estratégicos.
Para evitar aglomerações, a recomendação é que as pessoas de 35 a 59 anos compareçam à sua unidade de saúde de referência pela manhã (8h às 12h30), e jovens de 15 a 34 anos, no período da tarde (12h30 às 17h). Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável lícito.
Os locais de vacinação contra a dengue estão disponíveis no site da prefeitura de Botucatu.
Vacina vernáculo
A vacina Butantan-DV foi aprovada pela Escritório Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa) e protege contra os quatro sorotipos da doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
O estudo galeno do imunizante Butantan-DV comprovou eficiência de 74% contra casos gerais de dengue, de mais de 91% contra casos graves e de 100% contra hospitalizações por dengue. Esse estudo foi realizado entre os anos de 2016 e 2024, com mais de 16 milénio voluntários residentes de 14 estados brasileiros.
O primeiro imunizante contra a dengue em ração única no mundo adota a tecnologia de vírus vivo minorado e foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, a partir de uma parceria articulada pelo Ministério da Saúde com a empresa chinesa WuXi Vaccines.
Para o público de 10 a 14 anos, continua sendo ofertada a vacina internacional QDenga, de produção japonesa, com esquema de duas doses. Neste caso, a vacinação é feita exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos mais de 5,5 milénio municípios brasileiros.
Natividade: Escritório Brasil
