O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), uma remessa com 2,5 milénio unidades do contraveneno fomepizol, usado no tratamento de pacientes com metanol no organização. A substância detectada tem sido ingerida junto com bebidas alcoólicas adulteradas, produzidas de maneira clandestina.
É a primeira remessa desse contraveneno a chegar ao Brasil. Ao todo, 1,5 milénio unidades já começam a ser distribuídas ainda hoje, sendo priorizado o estado de São Paulo, que registra o maior número de casos de intoxicação pela substância. A unidade federativa receberá 288 unidades do medicamento.
O restante do lote será talhado a outras localidades com ocorrências confirmadas: Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).
O envio terá perenidade amanhã (10), estendido a todo o país, inclusive em locais sem casos comunicados às autoridades. A pasta ainda manterá milénio ampolas de fomepizol guardadas em estoque.
Os estados poderão inquirir novas remessas, conforme sua urgência e surgimento ou subida de casos. Em nota, o ministério esclarece que o quantitativo foi definido a partir de dados demográficos oficiais, do último Recenseamento, elaborado pelo Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE).
Etanol farmacêutico
Além do fomepizol, outra substância capaz de virar a intoxicação é o etanol farmacêutico, que pode ser governado por equipes de saúde antes mesmo da confirmação do quadro por fiscalização laboratorial. O etanol farmacêutico exige récipe e monitoramento médico, não devendo ser comprado e aplicado pela população em universal.
A pasta irá receber 12 milénio ampolas desse tipo de contraveneno uma vez que doação da empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. As unidades se somarão às 4,3 milénio entregues aos estoques do SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Manadeira: Filial Brasil
