Siga o Olhar Do dedo no Google Discover
Tudo sobre Google
O Google anunciou mudanças na forma uma vez que exibe links dentro de seus recursos de procura com lucidez sintético (IA). A novidade foi apresentada nesta terça-feira (17) por Robby Stein, vice-presidente do Google Search, e procura tornar as referências de teor mais visíveis nas respostas geradas por IA. A empresa afirma que a atualização pretende facilitar o entrada dos usuários às páginas originais citadas nos resultados.
Segundo o executivo, a diferença vale para o AI Overviews e o Modo IA, funcionalidades que utilizam IA para responder consultas dentro da procura. A partir de agora, ao passar o cursor sobre as fontes citadas no desktop, o usuário verá uma janela pop-up com uma lista de links, descrição dos artigos e imagens associadas. A mudança também inclui ícones de links mais descritivos e destacados nas respostas em desktop e dispositivos móveis.
Google muda exibição de links em respostas com IA
De congraçamento com Stein, os novos elementos visuais foram testados internamente e, segundo a empresa, geram maior engajamento dos usuários, além de facilitar o entrada a conteúdos publicados na web. A atualização representa um ajuste na interface dos recursos de IA do mecanismo de procura, que vêm recebendo expansão contínua por secção do Google.
New on Search: In AI Overviews and AI Mode, groups of links will automatically appear in a pop-up as you hover over them on desktop, so you can jump right into a website to learn more. And we’ll show more descriptive and prominent link icons within the response across both… pic.twitter.com/VUTtHUCwgG
— Robby Stein (@rmstein) February 17, 2026
Novidade na procura: no AI Overviews e no Modo IA, grupos de links vão romper involuntariamente em um pop-up quando você passar o cursor sobre eles no desktop, permitindo acessar rapidamente um site para saber mais. Também vamos mostrar ícones de links mais descritivos e destacados dentro das respostas, tanto no desktop quanto no mobile.
Nossos testes indicam que essa novidade interface é mais envolvente, facilitando o entrada a conteúdos relevantes em toda a web.
Robby Stein, vice-presidente do Google Search na postagem supra no X
No caso do AI Overviews, o recurso apresenta um resumo gerado por lucidez sintético no topo dos resultados de pesquisa. Já o Modo IA funciona uma vez que uma experiência de procura em formato de chatbot, permitindo que o usuário faça perguntas e receba respostas sem necessariamente visitar os sites originais. A ampliação dessas ferramentas, no entanto, tem provocado discussões sobre o impacto no tráfico de portais de notícias e outros sites.
Leia mais:
Debate sobre impacto em publishers e investigação na Europa
O progressão dessas soluções de IA acontece em meio a críticas de veículos digitais, que apontam queda de audiência causada pelo novo formato de procura. O Google tem defendido as mudanças implementadas, mas reconheceu que a web ensejo está em “declínio rápido”, em referência ao cenário atual da internet.
No ano pretérito, a Percentagem Europeia iniciou uma investigação sobre os recursos de procura com IA da empresa. O órgão analisa se o Google pode ter infringido regras de concorrência ao utilizar conteúdos de publishers digitais em respostas geradas por IA sem ressarcimento considerada adequada. Desde portanto, a empresa afirmou que está explorando a possibilidade de permitir que publicadores optem por não romper nesses recursos e também passou a incluir mais fontes no AI Mode.
Nascente: Olhar Do dedo
