Sem tela, com múltiplas câmeras e recursos de perceptibilidade sintético: porquê a Apple quer concorrer com os óculos da Meta
Tudo sobre Apple
A primeira grande investida da Apple no setor de verdade aumentada não muito muito sucedida: o visor Vision Pro, lançado por US$ 3.500, não caiu nas graças do público. Agora a empresa planeja uma abordagem dissemelhante — e menos face — para colocar um dispositivo muito perto dos nossos olhos: os Apple Glasses, óculos tecnológicos similares aos Ray-Ban Meta.
Enquanto o Vision Pro exibia uma tela de subida definição e permitia operar um sistema completo, os Apple Glasses devem ser mais modestos em sua visão futurista, embora ainda incorporando uma série de recursos avançados que encontramos em outros dispositivos da empresa.
Segundo rumores, os Apple Glasses não terão uma tela. A principal forma de interação entre o usuário e o dispositivo deve ser pela voz, acionando a assistente Siri com suas prometidas capacidades avançadas de perceptibilidade sintético — que até agora não se concretizaram.
Leia mais:
Os óculos, que devem ter armações convencionais assim porquê os modelos da Meta com a Ray-Ban, incorporarão câmeras para tomada de fotografias e vídeos, alto-falantes para reproduzir som e recursos de coleta de dados de saúde, mais ou menos porquê já faz o Apple Watch.
Equipados com um processador semelhante ao encontrado nos relógios inteligentes da empresa, os óculos também vão oferecer recursos de “perceptibilidade visual”, permitindo que o dispositivo reconheça o que o usuário está vendo e acione funções contextuais do Apple Intelligence, a perceptibilidade sintético que vem sendo incorporada a produtos da empresa.
Assim porquê o Apple Watch, os Apple Glasses também devem depender bastante da conectividade do iPhone para oferecer os recursos mais exigentes.
Pregão em 2026, lançamento em 2027
A expectativa atual é do proclamação dos Apple Glasses em qualquer momento de 2026, com as vendas começando somente em 2027. O resultado é visto porquê fundamental para o ecossistema horizonte da empresa, tendo inclusive substituído o Vision Pro porquê prioridade da equipe de verdade aumentada dentro da empresa.
Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua curso cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Do dedo.
Manancial: Olhar Do dedo
