Imagens captadas por satélite da NASA confirmaram que na região onde ficava o lago agora existe somente terreno sedento
O Lac Rouge é um lago de aproximadamente 1,4 km² que fica localizado na região de Sept-Rivières, em Quebec, no Canadá. Ele fundamental para diversas espécies de animais, sendo também utilizado para pesca pela população lugar.
Em maio deste ano, no entanto, o lago simplesmente desapareceu. Imagens captadas pelo satélite Landsat 9, da NASA, confirmaram que, onde antes havia um corpo d’chuva, restou somente terreno sedento e um novo curso de drenagem.
Chuva seguiu para outro lago
- Em seguida a confirmação do ocorrido, pesquisadores da filial espacial dos Estados Unidos começaram a trabalhar no caso.
- Investigações apontaram que o solo ao volta do Lac Rouge cedeu, provocando uma drenagem repentina.
- A chuva, no entanto, não seguiu seu fluxo procedente.
- Em vez disso, rompeu a margem leste, passando por pequenos lagos e riachos até depreender o Lac Doda, sobre 10 km de intervalo.
- A invenção foi publicada pela própria NASA.
Leia mais
Possíveis causas do desaparecimento
Os especialistas levantaram algumas hipóteses para explicar o ocorrido. Segundo eles, o desaparecimento do lago pode ter relação com o derretimento da neve, chuvas recentes e mudanças no solo devido a incêndios florestais.
Quando a vegetação é destruída pelo queima, as raízes que estabilizam o solo desaparecem, o que aumenta o risco de erosão. Ao mesmo tempo, o calor das chamas pode intensificar o escoamento superficial. Essa combinação pode ter levado ao colapso do lago.
Além dos impactos para a população lugar, o desaparecimento do Lac Rouge prejudica todo o ecossistema da região, deixando muitas espécies vulneráveis. Outrossim, o transporte de sedimentos para o Lac Doda também pode originar importantes impactos ambientais.
Colaboração para o Olhar Do dedo
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federalista do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na dimensão desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Satisfeito e em São Paulo.
Manancial: Olhar Do dedo