25 C
Lauro de Freitas
sábado, novembro 8, 2025

Buy now

Conferência das Mulheres faz alerta sobre câncer de mama

Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado ao cancro de úbere e ao cancro do pescoço de útero salvam vidas. Com essa mensagem pela campanha do Outubro Rosa, que se inicia nesta quarta-feira (1º), a ministra das Mulheres, Marcia Lopes, abriu o terceiro e último dia da 5ª Conferência Pátrio de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília.

“O Outubro Rosa simboliza vida, esperança e desvelo. E esse desvelo no Brasil tem nome, o Sistema Único de Saúde, o nosso SUS. A ministra ainda orientou as mulheres a fazerem mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).”

>> Siga o via da Escritório Brasil no WhatsApp

Cancro de úbere 

Dados do Instituto Pátrio de Cancro (Inca) apontam que o cancro de úbere é o mais incidente e, também, a principal razão de mortalidade por cancro em mulheres no Brasil.

O número estimado de casos novos de cancro de úbere no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos por ano,  correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 milénio mulheres, conforme a publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Cancro no Brasil” do Inca.  Em 2021, foram registrados 18.139 óbitos de mulheres por cancro de úbere no Brasil. No entanto, a maioria dos casos, quando tratada adequadamente e em tempo oportuno, tem bom prognóstico para as pacientes.

A primeira orientação do Inca é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). A segunda estratégia de detecção precoce do cancro de úbere é o rastreamento pela mamografia.

 

Ministra da mulheres, Márcia Lopes (c), discursa na 5ª Conferência Pátrio de Políticas para as Mulheres. Foto: José Cruz/Escritório Brasil

O cancro do pescoço do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano) e a principal forma de prevenção é a vacinação contra oriente vírus, que protege contra os subtipos oncogênicos 6, 11, 16 e 18. A recomendação atual é de ração única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficiente se usada antes do início da vida sexual. A vacina também está disponível no SUS para pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, que apresentam maior risco de desenvolver cancro e complicações relacionadas ao HPV. A detecção precoce do cancro do pescoço do útero é feita atualmente pelo fiscalização citopatológico do pescoço do útero, ou fiscalização Papanicolau, na filete etária de 25 a 64 anos, a cada três anos.

“O SUS também fortalece ações de prevenção do cancro do pescoço útero, que fazem diferença e que reafirmam o valor do desvelo. O Ministério das Mulheres trabalha lado a lado com o SUS e com outros ministérios para ampliar o entrada das mulheres às políticas de prevenção e para prometer que a informação chegue em linguagem alcançável, promova campanhas educativas e lutar para que todas, em qualquer território do Brasil, possam ter plenamente o recta ao desvelo.”

Pessoa Idosa

As participantes da  5ª Conferência Pátrio de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) também celebraram o Dia Internacional das Pessoas Idosas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De pacto com os dados do Recenseamento Demográfico 2022 do Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa (60+) no Brasil é 32,1 milhões de pessoas, 15,8% da população totalidade do país.

Dentro da população de pessoas com 60 anos ou mais, as mulheres são a maioria (55,7%).

A titular da pasta das Mulheres reconhece que, em muitas situações, as mulheres idosas são as mais afetadas pela desigualdade de gênero, pela violência e pela exclusão e destacou a valor do desvelo que deve ser promovido por todos.

“Queremos asseverar que elas tenham, não unicamente entrada à saúde, mas também reverência, proteção, valorização e protagonismo das suas vidas.” A ministra informou que os idosos estarão dentro do Projecto Pátrio de Cuidados, que ainda será lançado pelo governo federalista.

“Cuidar das mulheres em todas as partes da vida é erigir um Brasil mais justo. O desvelo não pode ser visto unicamente porquê responsabilidade individual, mas porquê um compromisso do Estado, porquê um responsabilidade coletivo, um valor fundamental da sociedade[…]. Que oriente mês nos inspire a ampliar esse desvelo à saúde, instrução, assistência social, cultura, da puerícia à vetustez, porque o país que cuida é o país que garante o horizonte, a memória e a honra.”

 Maria Gorete na 5ª Conferência Pátrio de Políticas para as Mulheres Foto: José Cruz/Escritório Brasil

A delegada maranhense da conferência das mulheres, Maria Gorete Cruz, de Morros (MA), município do chamado Portal dos Lençóis Maranhenses, tem 73 anos. Esta é a segunda participação dela em uma mobilização vernáculo de políticas para as mulheres, depois de 2004. A aposentada agradece o reverência de jovens mulheres brasileiras pela sua voz e a valorização da experiência que ela e outras mulheres têm. 

“Tentamos transmitir a experiência que nós temos na vida na posição de mulheres que trabalham com políticas públicas para outras mulheres”.

Nascente: Escritório Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles