Que horas são na Lua? Pesquisadores avançam na geração de um “horário lunar”
Siga o Olhar Do dedo no Google Discover
Veja os destaques do Olhar Do dedo News desta terça-feira:
IA domina discussões no Fórum Econômico Mundial de 2026
No Fórum Econômico Mundial de 2026, realizado em Davos, na Suíça, a perceptibilidade sintético está no núcleo da agenda econômica global. O evento reúne líderes mundiais e chefes das maiores empresas do Vale do Silício para discutir uma vez que definir os limites da IA antes que ela avance rápido demais para ser controlada. O principal objetivo é prometer que a tecnologia seja desenvolvida de forma responsável.
Porvir da internet está mudando – e a culpa é da IA
Atualmente, a maior secção do uso de smartphones está concentrada em consumir teor: velejar na internet, observar a vídeos e acessar redes sociais. Esse padrão privilegia redes desenhadas para decrescer grandes volumes de dados. No entanto, aplicações de perceptibilidade sintético começam a inverter essa lógica.
O fóssil de 2 milhões de anos que pode reescrever a evolução humana
A invenção de um fóssil de muro de 2 milhões de anos pode ser uma peça chave para entender a evolução humana. Trata-se do réplica mais completo e possivelmente o mais idoso já identificado de Homo habilis, uma das espécies ancestrais dos humanos modernos.
Monstro cósmico desperta em seguida 100 milhões de anos
Astrônomos detectaram um buraco preto supermassivo que “despertou” em seguida um silêncio de 100 milhões de anos. Localizado no coração da galáxia J1007+3540, o objeto voltou a enunciar jatos de plasma, o que criou uma espécie de vulcão cósmico em erupção nas profundezas do espaço.
Pesquisadores da China avançam na geração de um “horário lunar”
Pesquisadores chineses anunciaram o desenvolvimento de um sistema capaz de calcular o tempo na Lua e sincronizá-lo com o da Terreno. A utensílio surge em um momento de maior interesse por missões ao nosso satélite oriundo.
O Olhar Do dedo News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais.
Redator(a)
Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Do dedo.
Manancial: Olhar Do dedo
