25 C
Lauro de Freitas
segunda-feira, setembro 8, 2025

Buy now

Curso online ensina controle parental para pais e educadores

Você monitora o que seu rebento faz na Internet? Sabe porquê fazer isso? A SaferNet Brasil, em parceria com o Google, vai oferecer uma formação continuada online para te ajudar nessa tarefa.

A ONG, segundo a Filial Brasil, “vai promover reflexões e trazer dicas práticas para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais”. Durante todo o semestre, a SaferNet irá disponibilizar novos conteúdos para estribar pais, responsáveis, educadores e qualquer pessoa interessada em “supervisão familiar e ferramentas de controle parental na internet”.

Primeira transmissão da SaferNet irá falar da valor da supervisão familiar e do uso de ferramentas de controle parental no chegada à internet. Crédito: Rawpixel.com/Shutterstock)

Sobre o que a formação irá falar?

A série terá sua primeira transmissão on-line na quarta-feira, dia 10 de setembro, com o programa “Famílias Conectadas: uma conversa sobre supervisão familiar e ferramentas de controle parental”, entre 19h e 20h (horário de Brasília), no meio da SaferNet no YouTube, explica a material.

Os temas abordados no programa serão: introdução à supervisão familiar, noções de privacidade e segurança online, deserção do dedo de crianças e adolescentes, uso de ferramentas de controle parental.

Leia mais:

Pesquisa mostra que unicamente 24% dos país utilizam ferramentas para controlar o tempo de tela de seus filhos. Crédito: Matryoha / Shutterstock.com

Para participar, você deve preencher com seus dados um formulário online. As informações são necessárias para confirmar o seu interesse. A formação será conduzida pelas psicólogas Juliana Cunha, diretora de Projetos Especiais da Safernet, e Bianca Orrico, que atua no meio de ajuda e na dimensão de Ensino da ONG.

Por que devo implementar ferramentas de controle parental?

Será fornecido certificado de peroração para todos os participantes.

Pesquisa do Meio Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) afirma que “unicamente três em cada dez pais usam ferramentas de mediação parental”. E o número cai ainda mais quando questionados se usam ferramentas para limitar o tempo de tela das crianças – unicamente 24% disseram que sim.

Em outra pesquisa, o Google também apresenta um resultado parecido, com 17% dos pais afirmando usar ferramentas de controle. Por outro lado, 42% deles afirmaram ter interesse em aprender mais sobre o matéria.

Entre os benefícios de usar ferramentas de controle parental, poder bloquear o chegada a sites e aplicativos indesejados e monitorar as atividades online estão entre as mais importantes. Crédito: Monkey Business Images/shutterstock

O uso de ferramentas de controle parental, segundo a SaferNet, “é necessário para o uso consciente, seguro e ético da internet” por crianças e adolescentes. Os benefícios incluem, de entendimento com eSafety Commissioner, órgão do governo australiano que promove a segurança online dos usuários:

  • Bloqueio de sites e aplicativos inadequados
  • Filtro de conteúdos nocivos (violência, pornografia, drogas etc.)
  • Controle de tempo de uso de telas
  • Monitoramento de atividades online
  • Limite de contatos e interações em apps de mensagens
  • Configurações adaptadas à idade da rapaz
  • Proteção em vários dispositivos (celular, tablet, PC, TV, consoles)
  • Ajustes conforme a rapaz cresce
  • Suporte à supervisão e ao diálogo familiar

Manancial: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles