23 C
Lauro de Freitas
domingo, agosto 17, 2025

Buy now

De olho na China, Coreia do Sul vai criar modelo nacional de IA

Objetivo é desenvolver uma lucidez sintético a partir de tecnologias sul-coreanas, eliminando qualquer tipo de submissão estrangeira

Imagem: Tamires Ferreira/Olhar Do dedo (com Dall-E)

Compartilhe esta material

China e Estados Unidos estão travando uma verdadeira corrida pela lucidez sintético, tecnologia considerada estratégica. Mas engana-se quem acredita que os outros países estão unicamente olhando esta disputa intercorrer.

A Coreia do Sul, por exemplo, apresentou um projecto para produzir um padrão pátrio de IA. O objetivo é desenvolver a utensílio a partir de tecnologias sul-coreanas, eliminando qualquer tipo de submissão estrangeira.

IA será desenvolvida unicamente com tecnologia da Coreia do Sul (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Várias empresas sul-coreanas estão envolvidas no projeto

  • De combinação com a CNBC, o Ministério da Ciência e TIC (MSIT) da Coreia do Sul anunciou que cinco consórcios foram selecionados para desenvolver os modelos.
  • Um deles é liderado pela SK Telecom, gigante das telecomunicações sul-coreana e inclui a empresa de jogos Krafton, a startup de chips Rebellions, entre outras empresas.
  • A iniciativa visa aproveitar a posição estratégica de algumas companhias do país no mercado de IA.
  • A SK Hynix, por exemplo, fabrica memória de subida largura de filarmónica (HBM), que é fundamental para os produtos da Nvidia.
  • A Samsung também atua neste segmento, além de fabricar chips de lucidez sintético.
  • A SK Telecom, por outro lado, vem expandindo seus investimentos em data centers.
  • Isso significa que o país tem quase toda a tecnologia necessária para desenvolver um novo padrão de IA.

Leia mais

Samsung é uma das empresas que farão secção da iniciativa (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

Protótipo de IA será de código crédulo

De combinação com as autoridades sul-coreanas, apesar da utensílio ser focada para o mercado interno, não está descartado seu uso global no horizonte. O padrão será de código crédulo, sendo gratuito para os desenvolvedores usarem e desenvolverem a tecnologia.

Qualquer padrão de IA que seja desenvolvido pelo país, no entanto, enfrentará uma intensa concorrência de players porquê OpenAI e Anthropic. Ou por outra, precisarão superar os modelos chineses, mormente o DeepSeek.

Coreia do Sul quer reduzir submissão da China e dos EUA (Imagem: Dilok Klaisataporn/Shutterstock)

A Coreia do Sul é um dos primeiros exemplos do desenvolvimento de uma IA soberana. Oriente movimento pode ser seguido por outros países no horizonte, mormente em função do aumento das tensões globais e da postura isolacionista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Colaboração para o Olhar Do dedo

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federalista do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na superfície desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Feliz e em São Paulo.


Nascente: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles