No trânsito há muitos motoristas que gostam de encaminhar utilizando fones de ouvido, seja para estar em uma relação telefônica, escutar mensagens de voz no WhatsApp ou até ouvir músicas e podcasts. Porém, será que esse ato é proibido por lei? A seguir, você confere todas as informações sobre o tópico.
Veja o que diz a lei sobre encaminhar utilizando fone de ouvido
De conciliação com o inciso VI do cláusula 252 do Código de Trânsito Brasílio, encaminhar o veículo utilizando fones conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular é uma infração média que resulta em multa no valor de R$ 130,16, além de 4 pontos na CNH (Carteira Pátrio de Habilitação).
Leia mais:
Vale evidenciar que o condutor recebe a multa mesmo se estiver com o veículo parado, mas com o motor ligado em um congestionamento, em um semáforo ou em situações semelhantes. Isso porque o aparelho pode tirar a atenção do motorista e contribuir para promover acidentes, colocando em risco a vida de ciclistas, passageiros, pedestres e outros motoristas.
Outro ponto importante é que a emprego de multa só ocorre quando o agente de trânsito realiza uma abordagem ou consegue ver que o condutor está utilizando fone de ouvido. Quem utiliza aparelhos com o sistema de som envolvente também recebe a multa, pois o agente de trânsito não tem porquê saber se o condutor realmente consegue ouvir o que está acontecendo ao seu volta.
É verosímil recorrer?
Sim, a pessoa multada pode recorrer à multa e até mesmo fazer a solicitação para que seja realizada uma conversão da infração para uma mensagem por escrito, principalmente em casos leves e médios. Entretanto, vale evidenciar que, para ter recta à segunda opção, o condutor não pode ter cometido uma ou mais infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
Estudo sobre impacto do uso de fone de ouvido no trânsito
Em 2021, a Ford fez um estudo envolvendo mais de 2.000 pessoas na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unificado. Elas foram colocadas em diferentes situações: ao volante de um sege, em uma bicicleta, conduzindo uma moto ou até mesmo caminhando.
Todas as simulações foram realizadas em uma rua virtual, o que ajudou a ver a reação das pessoas em situações de risco. Conforme a obreiro, 56% das pessoas se envolveram em um acidente ou chegaram perto de espancar. Dessas, 27% estavam utilizando fone de ouvido.
Aliás, foi medido o tempo de reação das pessoas enquanto escutavam músicas por meio do dispositivo e também sem o uso do aparelho.
Com a utilização do fone, o tempo de resposta foi 4,2 segundos mais lento ao ver o risco e reagir a ele tentando evitar o acidente. Esse demora pode ser crucial para evitar um acidente em uma situação real de trânsito.
Manancial: Olhar Do dedo