Reações adversas possivelmente relacionadas ao uso da vacina Excell 10, contra clostridiose, podem ter resultado na morte de quase 200 animais, o que levou o ministério da Cultivação, Pecuária e Fornecimento (Planta) a retirar de circulação os lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina produzida pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários.
Segundo o Planta, até o momento foram registrado óbitos de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino.
A notificação informando sobre a situação foi dada pela Filial de Resguardo Agropecuária do estado do Piauí no dia 12 de agosto. O Planta portanto analisou o caso e, em 13 de agosto, iniciou a fiscalização, depois solicitar à empresa relatórios sobre a vacina.
Na sequência, foi feita uma fiscalização, dia 14 em Londrina, do laboratório obreiro do resultado; e, no dia seguinte, foi emitida ordem de inquietação cautelar das frações dos lotes (016/2024 e 018/2024) da vacina EXCELL 10 na distribuidora que comercializou as unidades da vacina.
>> Siga o conduto da Filial Brasil no WhatsApp
Foi solicitado também que o obreiro apresentasse o pintura de distribuição da vacina em todo país. O laboratório Dechra Brasil, portanto, comunicou, no dia 15, distribuidores e lojistas para interromperem a venda dos lotes suspeitos.
A inquietação dos lotes na distribuidora localizada em Teresina (PI) foi iniciada no dia 18. Amostras foram coletadas para estudo fiscal em laboratório da rede solene.
Segundo o secretário de Resguardo Agropecuária, Carlos Goulart, o Planta já está atuando “de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de resguardo sanitária para confirmar a motivo dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”.
“Ações de fiscalização e investigação seguem em curso, por meio de inspeções no estabelecimento obreiro/proprietário, e realização de testes em amostras dos lotes da vacina e dos animais que vieram a óbito. A estimativa inicial de epílogo do processo de investigação é de 60 dias”, informou o ministério.
De contrato com o Planta, a clostridiose é uma doença irremissível causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp. Entre os sintomas associados a ela estão inchaço muscular, manqueira, incoordenação motriz e, em casos graves, rigidez muscular, tremores, trismo, opistótono (arqueamento do corpo com cabeça para trás) e convulsões.
O ministério ressalta que a vacinação continua sendo considerada uma estratégia eficiente no combate à clostridiose.
Por meio de nota, a Dechra Brasil Produtos Veterinários disse ter ciência de relatos de reações adversas em caprinos, ovinos e bovinos depois a emprego da Exell 10.
“Estamos investigando a situação junto com o Planta. Porquê sobreaviso suspendemos as vendas e recolhemos os lotes 016/24 e 018/24”, informou o laboratório, que abriu dois canais para relatos de reações adversas relacionadas à Excell 10: o 0800 400 7997 ou (43) 991351168.
Manancial: Filial Brasil