26 C
Lauro de Freitas
quarta-feira, setembro 10, 2025

Buy now

Eclipse lunar total e eclipse solar: o céu de setembro no Calendário Astronômico

Um dos melhores meses do ano para os amantes da astronomia chegou. Setembro não terá exclusivamente um, mas dois eclipses, incluindo um lunar totalidade. Confira tudo no Calendário Astronômico pronto pelo Olhar Do dedo.

Veja aquém nosso calendário astronômico de setembro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador fundamentado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de contrato com sua posição no país.

Calendário Astronômico de setembro

7 de setembro: Um glorioso eclipse lunar totalidade acontece neste dia. O fenômeno será visível em sua totalidade na maior segmento da Ásia, Rússia, Austrália e leste da África. Pessoas em certas regiões do Oriente Médio e da África Mediano também poderão vê-lo, mas em menor extensão. O Olhar Do dedo transmitirá o evento ao vivo.

Crédito: Nyêrdson Ferreira

7 de setembro: Lua enxurro às 15h10.

11 de setembro: A dependência espacial russa, Roscosmos, enviará um foguete Soyuz 2.1A à Estação Espacial Internacional (ISS) porquê segmento de uma missão de progresso e reabastecimento.

14 de setembro: Lua Minguante às 07h35.

21 de setembro: Saturno em oposição. Saturno estará em seu ponto mais resplandecente e visível do ano, portanto leste será o melhor momento para observá-lo.

21 de setembro: Lua Novidade às 16h54.

21 de setembro: O segundo eclipse do mês, desta vez um eclipse solar parcial. Nascente eclipse só será visível na Novidade Zelândia, na Antártida e no sul do Oceano Pacífico.

Eclipse de 2025. Crédito: Vyavan – Shutterstock

22 de setembro: O equinócio de setembro marca o primeiro dia do outono no Hemisfério Setentrião e o primeiro dia da primavera no Hemisfério Sul.

23 de setembro: Netuno em oposição. Netuno estará em seu ponto mais resplandecente e visível do ano, mas ainda relativamente fraco e difícil de observar sem um telescópio.

29 de setembro: Lua Crescente às 20h54.

Leia mais:

Ainda leste mês (sem data definida)

Término da Juno: A sonda está em uma missão estendida desde que completou seu trabalho principal em 2018, depois orbitar Júpiter 37 vezes. Agora, seu trabalho complementar está perto do término, e ela poderá colidir com o gigante gasoso de forma proposital.

Representação artística da sonda Juno, da NASA, que investiga Júpiter, interceptando o que seria o cometa 3I/ATLAS. Créditos: Muratart – Shutterstock (sonda e Júpiter); klipartz (cometa). Montagem: Olhar Do dedo

Starship: Posteriormente o voo perfeito no término de agosto, o maior foguete do mundo deve ter lançamentos mais frequentes e pode ter seu 11º lançamento já em setembro.

Manadeira: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles