Tecnologia espera aumentar destreza na solução de problemas
Tudo sobre Perceptibilidade Sintético
A Eletrobras fechou parceria com a empresa C3 AI para usar perceptibilidade sintético na operação das redes de vontade elétrica no Brasil. O objetivo é monitorar e resolver falhas em tempo real, modernizando a transmissão elétrica no país.
As duas empresas confirmaram a negociação em transmitido à escritório Reuters.
Eletrobras vai usar IA na rede elétrica brasileira
Com a parceria, a Eletrobras vai adotar o sistema de IA C3 AI Grid Intelligence. Ee já foi implementado em dez subestações de vontade da empresa no ano pretérito e, agora, chega para todas as redes elétricas da operadora.
Vale lembrar que a Eletrobras é a maior operadora de vontade elétrica no Brasil, respondendo por 37% do Sistema Interligado Vernáculo. São mais de 74 milénio quilômetros de linhas.
O objetivo da empresa é usar IA para monitorar e resolver falhas em tempo real, tornando a operação mais segura e confiável. Para isso, o sistema de IA identifica agrupamentos de incidentes, determina os locais ou equipamentos afetados e fornece base para a tomada de decisões rápidas – um pouco que, antes, levaria minutos ou horas.
A implementação espera superar desafios comuns no Brasil, uma vez que danos causados pelos incêndios próximos às redes elétricas (que são muito comuns). Segundo Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas Operacionais da Eletrobras, a companhia espera responder aos incidentes de forma mais “eficiente e manipresto”.
O valor do pacto não foi divulgado.
IA e redes elétricas têm virado uma combinação geral
A Eletrobras não é a primeira a implementar perceptibilidade sintético em sua operação.
Outras empresas ao volta do mundo têm usado a tecnologia para se preparar para uma operação maior e mais complexa, principalmente diante da iminência de eventos climáticos extremos, do aumento da demanda e da diversificação das matrizes elétricas.
Leia mais:
- Um dos motivos para o aumento na demanda de vontade elétrica no Brasil e no mundo tem a ver com a perceptibilidade sintético – mormente os data centers;
- Os data centers são centros de processamento de dados, uma instalação que guarda servidores, computadores e outros equipamentos responsáveis pela operação da IA. E eles gastam muita vontade;
- Isso já se tornou um problema Brasil afora, uma vez que nos Estados Unidos e na Europa, onde a operação desses centros deve aumentar o preço da vontade e dos terrenos para instalação;
- Por cá, vários projetos de data centers estão saindo do papel, com expectativa de aumento grandioso no consumo de vontade elétrica – equivalente ao de 16,4 milhões de casas.
Saiba os detalhes cá.
Redator(a)
Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Do dedo.
Nascente: Olhar Do dedo