As projeções da Universidade Federalista de Minas Gerais (UFMG) para o Brasileirão Série A, já apontam cenários muito distintos para os clubes baianos ao termo do primeiro vez. Para o Vitória, a situação é delicada. O Departamento de Matemática da UFMG calcula quase 50% de chances de rebaixamento para a Série B, mais precisamente 41,3%. Atualmente na 16ª posição, com 18 pontos, o Rubro-Preto está somente dois pontos supra da zona de rebaixamento, e a situação pode piorar, já que times inferior na tábua têm jogos a menos para disputar. Com somente três vitórias em 19 rodadas, o alerta vermelho está ligado.
Embora a prioridade seja fugir do Z-4, O Vitória tem 16,8% de verosimilhança de invadir uma vaga na Despensa Sul-Americana de 2026, enquanto as chances de classificação para a Libertadores são inferiores a 1%.
No entanto, o cenário é de completo otimismo para o maior rival, o Bahia. Ocupando a 4ª colocação, com 30 pontos e dois jogos atrasados, o Tricolor de Aço ostenta 62,4% de chances de prometer uma vaga na Libertadores, com as probabilidades de rebaixamento sendo quase nulas: somente 0,17%.
Manancial: Alô Juca