A Governo Federalista de Aviação (FAA) dos Estados Unidos emitiu uma ordem emergencial suspendendo o lançamento de foguetes durante o dia. A decisão vem em meio à paralisação do governo, que afastou trabalhadores e vem causando problemas nos aeroportos do país.
A SpaceX, que semanalmente lança satélites da Starlink, deve ser uma das empresas afetadas com a suspensão, que não tem data para concluir.
EUA suspende lançamento diurno de foguetes
A ordem da FAA visa desapoquentar o sistema de controle de tráfico leviano em horários mais movimentados. Isso porque, com a paralisação do governo dos EUA entrando em seu segundo mês, a redução na força de trabalho está afetando o funcionamento dos aeroportos, incluindo subtracção no número de funcionários que controlam o tráfico nos céus.
Unicamente trabalhadores considerados essenciais estão operando. Na NASA, 15 milénio funcionários estão de licença, sem receber salário – o equivalente a 95% do quadro.
A decisão estabelece que lançamentos e reentradas de foguetes comerciais estão suspensos em horário de pico. Eles só poderão ser realizados entre 22h e 6h do horário de cada lugar. A medida passa a valer às 6h da manhã (horário do leste dos EUA) do dia 10 de novembro, próxima segunda-feira, e não tem data para concluir.
O Secretário do Departamento de Transportes e Gestor Interino da NASA, Sean Duffy, defendeu a medida em publicação no X, dizendo que a ordem de emergência visa “determinar os dados e mitigar os riscos no sistema, enquanto os controladores continuam trabalhando sem receber salário”.
SpaceX deve ser afetada
A decisão deve minimizar restrições nos espaços aéreos onde acontecem lançamentos espaciais, porquê perto do Núcleo Espacial John F. Kennedy, da NASA, e da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, do Tropa americano, ambos na Flórida, e da Estação da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
Segundo o site Space.com, o impacto exato no planejamento dos foguetes ao volta do país é difícil de mensurar, principalmente considerando um setor aeroespacial aquecido nos EUA. No entanto, uma das empresas que definitivamente será afetada é a SpaceX, que semanalmente lança satélites da Starlink na trajectória baixa da Terreno. Foram mais de 140 missões deste tipo só nascente ano.
O lançamento do satélite ViaSat-3 F2 pela United Launch Alliance, a bordo do foguete Atlas V, também deve atrasar. Ele passou por dois cancelamentos no início desta semana por problemas com o foguete e, agora, deve enfrentar um novo repto para remarcar a data.
Leia mais:
Missão da NASA a Marte está mantida
- Um dos lançamentos que não será afetado é o da missão ESCAPADE, da NASA, rumo a Marte;
- Nele, dois orbitadores construídos pela Rocket Lab vão decolar a bordo do foguete New Glenn, da Blue Origin, na tarde deste domingo;
- No entanto, se qualquer imprevisto intercorrer e o lançamento precisar ser diferido, a missão deve ter dificuldade em remarcar uma segunda tentativa, considerando a novidade suspensão da FAA.
Manancial: Olhar Do dedo
