25 C
Lauro de Freitas
sábado, novembro 8, 2025

Buy now

Febre maculosa causa mais duas mortes no interior de São Paulo

Duas pessoas morreram, na cidade de Leme (interno de São Paulo), na semana passada, devido à febre maculosa. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município. Não foram divulgados os nomes, gênero ou idade das vítimas.

Segundo a secretaria, equipes técnicas da prefeitura adotaram todas as medidas de controle e vigilância logo que os casos foram notificados. As ações de contenção têm sido realizadas pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.

O interno do estado de São Paulo vem sofrendo com casos da doença, que é transmitida pelo carrapato. A cidade de Salto , distante tapume de 90 quilômetros de Leme, registrou três mortes por febre maculosa em 2025. Um parque lugar foi interditado pela prefeitura, já que duas destas vítimas frequentaram o lugar.

Neste ano, 36 casos da doença haviam sido registrados em todo o estado, com 18 óbitos contabilizados até outubro. Agora, já são 20. Em todo o ano pretérito, foram 72 casos, com 26 mortes.

Doença

A febre maculosa, também conhecida porquê doença do carrapato, é uma infecção febril de sisudez variável, com elevada taxa de mortandade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, a doença é transmitida pela picada de carrapato encontrado em ambientes com animais domésticos, porquê cães e gatos, manada e áreas de vegetação subida.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de São Paulo, menos de 1% dos carrapatos-estrela estão contaminados com a bactéria que desculpa a doença, portanto, somente o contato com carrapato não significa uma infecção no quidam.

Sintomas

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre súbita, dores de cabeça e nas articulações, fraqueza extrema, cansaço ou falta de vigor. Entre o terceiro e o quinto dia de infecção, aparecem erupções cutâneas nos punhos e tornozelos, eventualmente espalhando-se por todo o corpo.

Prevenção

A prevenção é forçoso e inclui evitar áreas infestadas por carrapatos, usar calças compridas e botas ao circunvalar em regiões de risco. Se for encontrado qualquer carrapato na pele, é preciso removê-lo imediatamente, sem esmagá-lo com as unhas.

*Estagiário sob supervisão de Odair Braz Junior

Manancial: Dependência Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles