Tudo sobre TikTok
Nesta quinta-feira (2), o encarregado do Instagram, Adam Mosseri, explicou no Threads que a plataforma passará por mais uma reformulação que o deixará ainda mais similar ao TikTok.
A teoria é que, ao furar o aplicativo, você se depare com a aba de Reels, e não mais com sua timeline. Ou seja, uma vez no Instagram, você já vai encetar a ver vídeos — da mesma forma que na plataforma chinesa. Mas, a novidade está em período de testes para “um pequeno grupo de pessoas“.
Mosseri disse que “uma ótima maneira de gerar bastante atenção é reformular um aplicativo usado por alguns bilhões de pessoas, logo não levo essa teoria de ânimo ligeiro”.
“Reels e mensagens diretas [DMs, na sigla em inglês] impulsionaram a maior secção do nosso incremento no Instagram nos últimos anos, logo, estamos explorando torná-las as duas primeiras abas. Esta é unicamente uma opção disponível para um pequeno grupo de pessoas na Índia a partir de hoje [2]“, prosseguiu.
O executivo também deixou evidente que a clássica timeline, que acompanha a rede social desde sua geração, em 2010, anterior à compra pela Meta, não vai sumir. “As fotos das contas que você segue ainda estão na aba inicial. Se você optar por participar, pode cancelar imediatamente se não gostar“, explicou.
Leia mais:
Mudanças na ordem das abas do Instagram
- Hoje, a aba de Reels é a quarta do aplicativo (da esquerda para a direita);
- Com a mudança, os usuários irão direto para os Reels, de forma automática e mais fácil, já que, uma vez que Mosseri explanou, esse recurso é um dos de maior audiência na plataforma;
- Apesar de o chefão do Instagram deixar evidente que unicamente algumas pessoas na Índia estão aptas a testar a novidade, é esperado que a empresa não demore muito a liberá-la para todos os usuários.
E quais são os indícios?
Segundo o 9to5Mac, são vários os indícios:
A encetar pelo destaque que Mosseri dá aos Reels e às DMs, exacerbando que são as principais formas de uso do Instagram, motivando a mudança. Outro oferecido importante é que a rede da Meta compete diretamente com o TikTok, que tem, uma vez que aba inicial, os vídeos de seus usuários, o que já foi provado que é um sucesso.
Ainda, apesar do teste estar restringido a um punhado de usuários, a empresa já liberou o novo design na primeira versão de seu app para iPad. Nela, o Reels está na frente e concentrado, mostrando que uma mudança similar deverá ocorrer no aplicativo desenvolvido para iPhone.
Manadeira: Olhar Do dedo
