A passagem de uma novidade frente fria pelo oceano deve manter o tempo gelado no Sul e em secção do Sudeste nesta quinta-feira (14). Mesmo com intensidade moderada, a friaca prolonga o clima de inverno no Núcleo-Sul até o termo de semana.
De concórdia com o meteorologista Allef Matos, da Climatempo (via G1), a frente fria não deve trazer chuva expressiva, mas vai provocar novidade queda de temperatura em seguida a breve elevação registrada na quarta-feira (13). “O insensível será mais sentido no Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina e no Paraná, com chance de geada, enquanto o restante do país segue com calor”, explica.
Previsão do tempo: uma vez que fica o clima na reta final da semana
Confira inferior a previsão do tempo por região:
Sul com progresso da frente fria
A frente fria, que já mudou o tempo no Sul, avança pela costa, espalhando nuvens e provocando chuviscos isolados, principalmente no litoral.
No Rio Grande do Sul, a quinta-feira deve ter firmamento nublado e garoa na filete leste. Em Santa Catarina e no Paraná, o litoral deve registrar mais nuvens, enquanto o interno segue com tempo firme e mínimas inferior de 13 °C nas cidades serranas.
Sudeste com clima sossegado
Em São Paulo, o dia começou com 12 °C e não deve passar dos 19 °C, com chuva fraca em alguns momentos, sobretudo no litoral e na filete leste. No Rio de Janeiro, a temperatura varia de 14 °C a 24 °C, com chuva passageira.
A tendência é de queda nas máximas na sexta-feira, mas sem repetir o insensível intenso da semana anterior.
Núcleo-Oeste sedento e quente
O Núcleo-Oeste permanece sob influência de ar sedento. Mato Grosso, Goiás e o interno de Mato Grosso do Sul podem ter umidade inferior de 12%. Campo Grande (MS) deve registrar entre 14 °C e 29 °C, enquanto Cuiabá (MT) pode chegar aos 33 °C, com firmamento limpo.
Goiânia (GO) e outras áreas da região mantêm manhãs amenas e tardes quentes e secas.
Nordeste com chuva e ventos
A mesma frente fria deve substanciar áreas de instabilidade ao longo do litoral do Nordeste. A chuva se concentra entre o litoral sul da Bahia e o Rio Grande do Setentrião, com pancadas frequentes nesta quinta (14) e sexta (15).
Salvador (BA) e Recife (PE) podem ter chuva moderada a poderoso, com rajadas de vento supra de 40 km/h. O recôncavo baiano e o litoral pernambucano devem registrar maior volume de chuva.
No litoral do Rio Grande do Setentrião e da Paraíba, a chuva tende a ser mais rápida, intercalada com sol. No interno nordestino, predomina o sol e o calor, com umidade entre 15% e 20% em áreas do sertão baiano, interno do Ceará e semiárido de Pernambuco e Piauí.
Leia mais:
Setentrião com pancadas e trovoadas
No Setentrião, áreas de instabilidade se espalham pelo Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, favorecendo pancadas de chuva, principalmente no termo da tarde e à noite. Belém (PA) deve ter máxima de 32 °C, com possibilidade de trovoadas.
Macapá (AM) e Boa Vista (RR) devem ter padrão semelhante. No Acre e em Rondônia, o tempo segue firme e quente, com temperaturas supra de 30 °C.
Manadeira: Olhar Do dedo