24 C
Lauro de Freitas
segunda-feira, fevereiro 9, 2026

Buy now

Google libera recuperação de conta com vídeo selfie no Brasil

Brasil está entre os primeiros países onde o Google vai testar a recuperação de conta via vídeo no estilo selfie; entenda uma vez que funciona

(Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

Compartilhe esta material

Siga o Olhar Do dedo no Google Discover

O Google lançou uma utensílio no Brasil chamada recuperação por vídeo selfie nesta segunda-feira (09). Ela foi projetada para facilitar o chegada de usuários às suas contas Google caso eles percam o celular ou esqueçam a senha. 

O Brasil é um dos primeiros países onde o Google vai testar essa novidade funcionalidade, informou a empresa.

Google lança recuperação por vídeo selfie no Brasil

Confira a aquém o que você precisa saber sobre a novidade utensílio de segurança do Google no Brasil:

O que é e para que serve?

Normalmente, restabelecer uma conta do Google pode ser difícil se você não estiver com o seu celular em mãos (porque perdeu ele ou porque alguém o roubou). A vídeo selfie surge uma vez que uma “rede de segurança” para que você possa provar quem você é exclusivamente usando o seu rosto, sem depender de um aparelho específico.

Uma vez que funciona o processo?

O sistema funciona em duas etapas principais:

  1. Cadastro Prévio (obrigatório): Você não pode usar esse recurso exclusivamente quando o problema acontece; é preciso se cadastrar com antecedência. Isso é feito nas configurações de “Segurança e Login” da sua Conta do Google e leva menos de um minuto, segundo a empresa;
  2. No momento da recuperação: Se você perder o chegada à sua conta do Google por qualquer motivo, poderá escolher a opção de vídeo selfie. O sistema pedirá que você grave um vídeo pequeno fazendo movimentos simples, uma vez que virar a cabeça.

O Google utiliza tecnologia avançada para prometer a segurança do processo. Por exemplo:

  • Verificação de identidade: O sistema compara o vídeo novo com a referência que você cadastrou antes;
  • Proteção contra fraudes: A tecnologia consegue identificar se é uma pessoa real presente no momento, impedindo que criminosos usem fotos paradas ou vídeos falsos (deepfakes) para invadir sua conta;
  • Privacidade: O usuário tem controle totalidade e pode excluir o vídeo cadastrado nas configurações da conta a qualquer momento.

Quem pode usar?

  • O recurso está disponível para Contas do Google pessoais.
  • Não está disponível, por enquanto, para contas de crianças supervisionadas, contas de empresas ou usuários do Programa de Proteção Avançada.

Levante novo método se soma a outras ferramentas já existentes, uma vez que as chaves de chegada (biometria e PIN) e os contatos de recuperação (amigos ou familiares que ajudam você a voltar para sua conta). A novidade começa a ser liberada gradualmente para os usuários brasileiros nesta segunda.


Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Do dedo, escreve sobre (quase) tudo.


Nascente: Olhar Do dedo

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles