“Estágio Guiado” aposta em explicações passo a passo, vídeos e quizzes para desenvolver pensamento crítico
Tudo sobre Google
Tudo sobre Perceptibilidade Sintético
Às vésperas do novo ano letivo, o Google anunciou o lançamento do “Estágio Guiado” no Gemini, uma novidade instrumento que atua porquê um tutor de perceptibilidade sintético. A proposta é ajudar estudantes a compreender profundamente os conteúdos, em vez de unicamente entregar respostas prontas.
O recurso responde a críticas recentes de que chatbots podem prejudicar o tirocínio, ao fornecer respostas diretas que eliminam o processo de raciocínio.
Tanto o Google quanto a OpenAI — que lançou recentemente o Modo de Estudo no ChatGPT — vêm reposicionando suas ferramentas porquê plataformas de tirocínio interativo e crítico.
Detalhes sobre a novidade instrumento
- O Estágio Guiado permite que o Gemini analise problemas passo a passo, adaptando explicações ao perfil de cada usuário.
- A instrumento utiliza imagens, diagramas, vídeos e quizzes interativos para substanciar o tirocínio e testar a compreensão dos conteúdos.
- Segundo Maureen Heymans, vice-presidente de Estágio e Sustentabilidade do Google, o recurso é um “parceiro de pensamento colaborativo” para ajudar os usuários em todas as etapas de seus objetivos, desde preparar provas até explorar hobbies.
Leia mais:
Guias de estudo personalizadas
O Gemini agora também incorpora involuntariamente recursos visuais do YouTube nas respostas e pode fabricar flashcards e guias de estudo personalizados com base em provas e materiais escolares.
O Google também anunciou que estudantes no Brasil, EUA, Japão, Indonésia e Coreia terão entrada gratuito por um ano ao projecto AI Pro, que inclui o Gemini 2.5 Pro, NotebookLM, Veo 3, Deep Research, entre outros recursos premium.
Colaboração para o Olhar Do dedo
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou porquê copywriter, comentador de marketing do dedo e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Do dedo.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e rabi em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo porquê foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Manancial: Olhar Do dedo