O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), se tornou o primeiro presidente octogenário no tirocínio do poder Executivo no Brasil. Nascente é o terceiro procuração presidencial de Lula, posteriormente ter exercido a mesma função de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011.
Aos 80 anos completados nesta segunda-feira (27), o governante supera o recorde anterior do ex-presidente Michel Temer, que deixou o função aos 78 anos, em 2018.
O terceiro presidente brasílico mais velho em tirocínio foi Getúlio Vargas, em seu segundo procuração, que morreu aos 72 anos, em agosto de 1954.
Por outro lado, o mais jovem ocupante da cadeira no Palácio do Planalto foi Fernando Collor de Mello, aos 43 anos, que deixou o função posteriormente impeachment, em setembro de 1992.
Natalício no exterior
Lula recebeu homenagens durante sua viagem solene à Ásia. Na Malásia, a celebração ocorreu em jantar de gala e bolo oferecido pelo premiê do país asiático, Anwar Ibrahim.
Em entrevista coletiva de prensa na Malásia, o presidente comentou a data.
“Estou completando 80 anos de idade no melhor momento da minha vida. Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo a todos que espero viver até os 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40 [anos]”, disse.
Em sua rede social, o mandatário brasílico agradeceu as homenagens recebidas em Kuala Lumpur, capital malaia.
“Finalizo o dia de hoje entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei cá na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados, que fizeram uma formosa homenagem pelo meu natalício. A todos eles, minha profunda gratidão.”
Lula disse que espera encontrar todos em breve no Brasil, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer entre 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém.
Dias antes, Lula recebeu homenagem antecipada na Indonésia, a invitação do presidente indonésio Prabowo Subianto.
Felicitações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou feliz natalício ao presidente brasílico por seus 80 anos, em contato com jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, a caminho do Japão.
“Eu quero desejar feliz natalício ao presidente. É natalício dele hoje. Vocês sabiam disso? É um rosto muito vigoroso, na verdade. Fiquei muito impressionado. Logo, feliz natalício”, declarou o norte-americano afirmando que teve uma “boa reunião” com o brasílico, no domingo (26).
Ao chegar na 20ª Cúpula da Ásia no Leste, nesta segunda-feira, Lula se encontrou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Em tom bem-humorado, Ramaphosa brincou ao expressar que o brasílico ‘está fazendo unicamente 25 anos’. O relato foi publicado por Lula em seu perfil solene no X.
No Brasil, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços, Geraldo Alckmin, enviou felicitações, mencionando que comemora o 80º natalício “junto com todos os brasileiros que escolheram a democracia uma vez que forma de realizar as suas esperanças”.
Diversos outros ministros também parabenizaram a liderança pela data. Entre eles, o novo ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, o da Ensino, Camilo Santana, e da Cultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Outras personalidades políticas também enviaram felicitações, uma vez que o prefeito do Recife, João Campos. “Hoje é dia de festejar os 80 anos de um dos maiores líderes mundiais, de uma história incrível e de uma luta incansável pelo povo brasílico”, postou em seu perfil social na plataforma Instagram.
Retorno ao Brasil
Até esta terça-feira (28), o presidente Lula e a comitiva brasileira cumprem agenda solene em Kuala Lumpur (MY), a invitação do primeiro-ministro Anwar Ibrahim, e participam da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A visitante tem o objetivo de intensificar e variar o negócio e os investimentos bilaterais, com foco em setores estratégicos uma vez que vontade, ciência, tecnologia e inovação.
Manadeira: Dependência Brasil
