24 C
Lauro de Freitas
sábado, novembro 8, 2025

Buy now

Mais cinco carretas da mulher começam a atender no Outubro Rosa

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (23), mais uma lanço do atendimento traste a pacientes da rede pública, com as carretas do programa Agora Tem Especialistas. Nessa lanço, cinco carretas de saúde da mulher chegam a municípios de Alagoas, do Rio Grande do Sul, Pará e Piauí, além do Província Federalista.

No contexto da campanha Outubro Rosa, serão ofertados consultas, exames, biópsias e diagnósticos uma vez que foco na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de úbere e de pescoço do útero.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Ceilândia, região administrativa do Província Federalista, para escoltar o início desta lanço e destacou que o objetivo do programa é reduzir o tempo de espera para exames e procedimentos.

“Tudo o que as mulheres estão esperando na fileira para esse atendimento, nós estamos instalando hoje na Ceilândia, em Brasília”, disse.

A expectativa é que, nos próximos 30 dias, muro de 1,5 milénio mulheres sejam atendidas no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, onde foi estacionada a unidade. A marcação das consultas e o encaminhamento dos pacientes fica a incumbência das secretarias de saúde dos estados e municípios onde estão localizadas as carretas.

>> Siga o conduto da Dependência Brasil no WhatsApp

Nesta sexta-feira (24), as outras quatro unidades chegam a Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelota (RS).

No totalidade, 28 carretas estarão operando em 22 unidades federativas de todas as regiões do país por, no mínimo, 30 dias até que sejam deslocadas para outras cidades brasileiras. A meta do programa é de depreender 150 unidades móveis em circulação até 2026.

A previsão do Outubro Rosa é que mais de 42 milénio pacientes da rede pública sejam recebidos nessas unidades móveis de saúde, com toda a estrutura de equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais para a realização de muro de 130 milénio procedimentos. O investimento para as ações da campanha é quase R$ 19 milhões.

Equipamento de mamografia da carreta no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, cidade satélite de Brasília – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Dependência Brasil

Desde as duas primeiras semanas de outubro, as carretas do programa Agora Tem Especialistas já atendem a população em: Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE), Goiânia (GO), Russas (CE), Juazeiro do Setentrião (CE), Planície Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO).

Para prevenção e diagnóstico de cancro de úbere, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de úbere por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de úbere; e inspecção anatomopatológico de úbere. Já os procedimentos para rastreamento de cancro de pescoço do útero incluem colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo universal, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.  

 

Manancial: Dependência Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles