Atualização de janeiro do Windows 11 introduziu duas falhas graves, incluindo uma que impedia que o computador desligasse corretamente
Siga o Olhar Do dedo no Google Discover
Se você teve problemas para desligar o computador nos últimos dias, não foi o único: usuários do Windows 11 estavam sofrendo com uma lapso que impedia que o computador desligasse corretamente.
A lapso surgiu posteriormente a atualização de janeiro do sistema operacional, e a Microsoft já se mexeu para emendar o problema, em um pacote de emergência que também oferece solução para um outro erro introduzido junto com o update recente do Windows 11.
Microsoft corrige duas falhas na atualização de janeiro do Windows 11
O principal erro fazia com que alguns PCs com Windows 11 simplesmente reiniciassem sozinhos toda vez que o usuário tentava desligar ou colocar a máquina em modo de hibernação.
Leia mais:
A empresa explicou que essa lapso no desligamento atingiu aparelhos que usam o Secure Launch, um recurso que protege o sistema contra ataques logo na inicialização.
Outrossim, a atualização corrige um problema que bloqueava o login por aplicativos de conexão remota, tanto no Windows 10 quanto no 11, por conta de uma lapso na hora de pedir as credenciais de aproximação.
Essa novidade correção é instalada maquinalmente pelo sistema, mas vale dar uma conferida no Windows Update dentro das configurações do sistema operacional para prometer que está tudo em dia.
Mesmo com esse ajuste rápido, a atualização de janeiro ainda tem deixado alguns “rastros”. Segundo o site WindowsLatest, alguns usuários continuam relatando telas em branco e travamentos no Outlook Classic.
Esse tipo de correria para consertar atualizações não é novidade; em outubro, a Microsoft já tinha pretérito por um pouco parecido ao precisar consertar o Envolvente de Recuperação do Windows 11 às pressas.
Para quem ainda está com o pé detrás em relação ao Windows 11, a Microsoft tem oferecido uma sobrevida ao Windows 10. Através do programa de Atualizações de Segurança Estendidas, é verosímil manter o sistema macróbio protegido por mais tempo, o que é uma opção para quem prefere evitar a transmigração agora.
Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua curso cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Do dedo.
Nascente: Olhar Do dedo
