O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Instrução, Camilo Santana, participam, nesta quinta-feira (2), da inauguração da creche Afonso Brito, em Breves, na Ilhota de Marajó, no Pará. A creche, cuja obra começou em 2011, foi paralisada junto com mais de 100 obras na região, segundo o Ministério da Instrução (MEC).
A agenda, prevista para estrear às 10h, será o primeiro compromisso de Lula na região. Em seguida, o presidente visitante a orla de Breves, onde participa da cerimônia de entregas de obras no setor de ensino, financiadas com recursos do Fundo Vernáculo de Desenvolvimento da Instrução (FNDE), autonomia federalista vinculada ao MEC.
Posteriormente os compromissos no Marajó, Lula segue para Belém, onde visitará obras relacionadas à preparação da capital paraense para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorre no mês que vem. Às 16h30, o presidente confere as obras do Porto Horizonte II, multíplice cultural e de lazer em tempo de desenlace. Ele deve percorrer o Museu das Amazônias, espaço devotado a valorizar a ciência e a tecnologia do bioma e que vai acoitar a exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salso, que morreu em maio deste ano.
Ainda no Porto Horizonte II, Lula visitante as obras do Núcleo Gastronômico e do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. O espaço vai conectar sustentabilidade, cooperação e inovação, gerando oportunidades de bionegócios para toda a Amazônia.
Na sexta-feira (3), às 9h, a comitiva presidencial deve visitar as obras de macrodrenagem e urbanização do Conduto da União. Em seguida, às 10h, Lula vai vistoriar o Parque da Cidade, sede dos eventos da COP30.
À tarde, a partir das 13h30, Lula e autoridades participam de anúncios de novos investimentos em drenagem e da inauguração do Parque Linear da Novidade Doca. O presidente e a comitiva devem retornar a Brasília em seguida.
Manadeira: Filial Brasil
