Pedido de vista feito pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) interrompeu a estudo do entendimento de livre transacção entre o Mercosul e a União Europeia pelo Congresso Vernáculo nesta terça-feira (10).
Com o pedido, a reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi suspensa e deve ser retomada no dia 24 de fevereiro, para votação do relatório lido pelo presidente do colegiado, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
No relatório, Chinaglia destacou que o entendimento cria uma ampla dimensão de livre transacção entre os blocos, com redução gradual de tarifas e preservação de setores considerados sensíveis, além de prever salvaguardas e mecanismos de solução de controvérsias.
>> Siga o conduto da Sucursal Brasil no WhatsApp
O presidente da Percentagem de Relações Exteriores e vice-presidente da Representação, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou os impactos econômicos do entendimento e o caminho da proposta no Congresso.
Segundo ele, a expectativa é concluir a votação do relatório logo em seguida o retorno do carnaval e, em seguida, enviar o texto ao Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, ao Senado.
*Com informações da Sucursal Senado
Nascente: Sucursal Brasil
