27 C
Lauro de Freitas
quarta-feira, dezembro 24, 2025

Buy now

Pernambuco tem novo caso de intoxicação por ingestão de metanol

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco notificou um novo caso suspeito de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Com a notificação desta quinta-feira (2), agora são quatro os casos investigados relacionados a intoxicação por consumo de bebida alcoólica no estado.

Segundo a secretaria, o caso investigado é de uma mulher residente em Olinda, que teria ingerido vodca no dia 26 de agosto. Ela buscou atendimento médico no dia 29 de agosto, posteriormente ter apresentado sintomas de náuseas, vômito, cefaleia e visão turva. A mulher ainda está sob seguimento médico, no Recife, e o estado de saúde é considerado firme.

Em razão dos casos de intoxicação, a prefeitura de Olinda informou que vai intensificar a fiscalização durante a programação de pré-Carnaval neste término de semana.   

Fiscalização

No sábado (4), das 8h às 14h, e no domingo (5), das 15h às 21h, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Olinda vão seguir o modo de preparação e uma vez que são feitas e manuseadas as bebidas nos comércios formal e informal da orla e do sítio histórico da cidade. 

“Essa ação tem papel fundamental, mesmo não havendo casos em Olinda. É uma ação preventiva que reduz o risco, evitando que bebidas adulteradas circulem no transacção e cheguem à população. A Vigilância Sanitária garante que, mesmo na escassez de notificação, a população esteja protegida diante de um risco que já foi identificado em outros territórios”, disse a diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Dejanine Araújo.

Outros casos

Semana passada, a Dependência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi notificada sobre três possíveis casos de intoxicação por metanol. Três homens foram atendidos no Hospital Rabino Vitalino, em Caruaru. Dois morreram e um outro perdeu a visão. Os pacientes são de dois municípios pernambucanos: Lajedo e João Alfredo.

“Mal recebeu a notificação, a Apevisa iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vai exprimir orientações tanto para a população uma vez que para as vigilâncias sanitárias municipais. A meta principal é a intensificação das vistorias para evitar possíveis fraudes nos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas”, diz a Apevisa, em nota.

De convenção com a Dependência Pernambucana de Vigilância Sanitária, nesses casos o hospital relata o quadro galeno, notifica a ocorrência e registra as informações coletadas.

A investigação é realizada pelas vigilâncias da unidade do estado. Nos óbitos com suspeita de intoxicação, o corpo é guiado ao Instituto Médico-Permitido (IML), onde são feitos exames.

A recomendação da escritório é que os serviços de saúde notifiquem todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Meio de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs/PE).

Fiscalização

Devem ser feitas a procura ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem e a capacitação das equipes de saúde para o manejo galeno adequado, incluindo uso de antídotos específicos e hemodiálise nos casos graves.

Também é recomendado que a vigilância sanitária intensifique a fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, colete amostras suspeitas para estudo laboratorial, interdite preventivamente lotes e articule ações conjuntas com Procon, Ministério Público e forças de segurança.                  

Nascente: Dependência Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles