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quarta-feira, dezembro 24, 2025

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Por que as pessoas param de usar o Facebook? Veja 5 motivos

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O Facebook foi a porta de ingresso de milhões de pessoas para as redes sociais. Se você tem idade suficiente, já esperou um invitação para se cadastrar, compartilhou fotos de viagem ou brigou nos comentários com qualquer publicado. Mas, nos últimos anos, a plataforma perdeu relevância, principalmente entre os mais jovens, e acumulou polêmicas, processos e críticas.

Se você está pensando em trespassar, veja cinco razões para despovoar o Facebook de vez.

5 razões que podem fazer você despovoar o Facebook

Repetidos escândalos envolvendo privacidade e dados

O caso Cambridge Analytica, em 2018, foi o maior ponto de viradela na história da plataforma: dados de mais de 87 milhões de usuários foram coletados sem consentimento para influenciar eleições nos EUA e no Brexit.

Cambridge Analytica: empresa envolvida no escândalo de uso indevido de dados do Facebook. Imagem: AlexandraPopova / Shutterstock

Desde logo, o Facebook (agora sob a empresa-mãe Meta) enfrentou multas milionárias, porquê os US$ 5 bilhões pagos à FTC, e seguiu sob investigação em diferentes países pelo tratamento inadequado de informação sensível.

Mesmo posteriormente atualizações de privacidade, o Facebook segue no núcleo de críticas sobre coleta e uso de dados. Uma investigação da Consumer Reports, de 2024, mostrou que cada usuário da plataforma é monitorado por milhares de empresas de publicidade e dados integradas ao ecossistema da Meta.

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Queda de alcance orgânico e relevância entre os usuários

Se você administra uma página no Facebook, já percebeu: o alcance orgânico despencou. Segundo dados de 2025 da Socialinsider, as publicações atingem, em média, unicamente 1,20% dos seguidores, a menos que sejam impulsionadas.

A plataforma prioriza grupos, anúncios e conteúdos de amigos próximos, o que limita a visibilidade de criadores e empresas pequenas. Isso tornou o Facebook cada vez menos atrativo porquê meato de notícia. Para muitos, vale mais a pena estar no Instagram, TikTok ou até no WhatsApp, que hoje têm engajamento melhor com menos esforço.

Aplicativo do Facebook sincero em smartphone; a rede social tem perdido espaço entre os mais jovens. Imagem: Natee Meepian/Shutterstock

Epicentro de desinformação política e exposição de ódio

Nenhuma outra rede social foi tão marcada pela disseminação de fake news e teor extremista porquê o Facebook. Durante as eleições de 2018 e 2020, a plataforma se tornou um campo fértil para a circulação de teorias conspiratórias, influenciando votos e acirrando divisões sociais.

Internamente, documentos vazados por Frances Haugen em 2021 revelaram que o Facebook sabia do impacto dos algoritmos na amplificação de teor nocivo, mas priorizou incremento e engajamento. Em países emergentes, porquê Brasil e Índia, essa má gestão teve efeitos mormente graves.

Ex-funcionária Frances Haugen durante entrevista; ela vazou documentos internos sobre práticas do Facebook. Imagem: Divulgação CBS

Perda de usuários jovens e desarrimo gradual

Enquanto o Instagram e o TikTok dominam a atenção da geração Z, o Facebook se tornou o que muitos chamam de “rede social dos tios”. A média de idade dos usuários subiu, e o número de jovens ativos caiu drasticamente.

Segundo o relatório Global Do dedo 2024, o uso do Facebook entre pessoas de 16 a 24 anos é hoje subordinado ao do TikTok, YouTube, e Instagram. Para muitos, isso significa que manter o Facebook ativo já não faz sentido socialmente — e nem é mais interessante.

Jovens criando teor para o TikTok, rede que tem atraído o público que antes usava o Facebook (Imagem: Luiza Kamalova/Shutterstock)

A experiência está cada vez mais poluída

Propagandas invasivas, vídeos automáticos, notificações insistentes, sugestões irrelevantes, grupos que viram território de spam e marketplaces confusos. A experiência do feed do Facebook mudou tanto que, para muitos, deixou de ser prazerosa.

Mesmo com o recurso “Ver menos posts porquê nascente”, ainda é difícil controlar o que aparece. E sem um controle evidente sobre o algoritmo, muitos usuários se sentem reféns daquilo que a Meta quer que eles consumam, não do que realmente escolheriam.

Interface do Marketplace do Facebook, espaço devotado à compra e venda dentro da rede social. Crédito editorial: PixieMe / Shutterstock.com


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