Quem tem cães em mansão já percebeu diversos comportamentos curiosos, entre eles está o uivo. Muitas vezes associado somente a alguma coisa negativo, uma vez que um prenúncio da morte, esse hábito dos canídeos traz pistas importantes e é uma janela de notícia sobre várias situações que podem estar acontecendo com o seu pet. Mas por que os cachorros uivam?
Por serem descendentes dos lobos, os cães herdaram alguns comportamentos uma vez que o ato de uivar – que zero mais é do que uma vocalização importante da espécie, uma vez que os latidos, por exemplo. Assim uma vez que nós humanos falamos, rimos e choramos, eles latem e uivam.
Sendo um comportamento oriundo e esperado, vale prestar atenção caso o cachorro esteja uivando em excesso e por muitos dias seguidos. Mais do que atrapalhar a rotina da mansão, uivos constantes podem sinalizar que alguma coisa não está muito com o seu pet.
Leia mais:
O que está por trás desse comportamento?
Um dos principais motivos do porquê os cachorros uivam é a chamada sofreguidão de separação. Por não terem uma noção do tempo, quando os donos saem de mansão o cão sofre uma angústia pelo distanciamento, o que faz com ele expresse esse sentimento por meio do uivo. Uma opção para esses casos é encher a mansão de brinquedos para entretê-lo enquanto você estiver fora.
Assim, uma vez que nós podemos chorar quando não estamos muito, os cachorros uivam também para sinalizar uma dor física. Esse comportamento somado a outros sintomas uma vez que falta de gosto e modorra pode indicar que alguma coisa não vai muito com o seu pet, sendo válida uma ida ao veterinário.
Por terem um ouvido extremamente aguçado, os cães podem ter temor de campainhas e sirenes e costumam identificar esse som uma vez que um sinal de transe ou alerta. Uivar nesses casos pode ser uma forma de suprimir o som extrínseco para que o fragor não seja mais audível.
Os cachorros uivam também por um motivo ligado à reprodução. Em caso de machos que não sejam castrados, esses animais podem usar o uivo uma vez que um ritual de acasalamento para atrair as fêmeas.
Os cachorros também são espertos e podem usar o comportamento uma vez que uma forma de invocar a atenção, caso sintam que não estejam recebendo a atenção suficiente. Se esse for o caso, não recompense a atitude dele oferecendo carinho ou petiscos em seguida, pois muito provavelmente ele fará uma associação positiva: uivo, logo sou atendido.
Prefira dar esse “bônus” ao seu pet quando ele estiver tranquilo e comportado para que ele associe esse comportamento a uma recompensa positiva. E, simples, invista em passeios diários ou semanais.
Alguns cachorros uivam mais do que outros?
Segundo a ciência, sim. Um estudo publicado na revista Nature investigou uma vez que os cães reagem ao ouvirem o uivo dos lobos e descobriu que algumas raças mais antigas, ou seja, com parentesco genético mais próximo desse antepassado (uma vez que o husky siberiano, chow chow e basenjis) uivam com mais frequência, comparado a raças mais novas (uma vez que o golden retriever).
Outro ponto importante levantado pelos pesquisadores, que usaram para a modelo a reação de 68 cães, é a de que animais mais velhos e de raças mais antigas uivavam mais do que cães mais jovens, independente da raça.
Originalmente, uivar era uma forma de trocar informações com a matilha e alertar sobre possíveis perigos e até alongar inimigos. Embora o uivo não tenha hoje para animais domesticados a função que tinha antigamente para os seus ascendentes, é válido enfatizar que os cachorros uivam também porque adoram se falar com seus iguais, que podem dividir a mesma mansão, rua, ou o mesmo bairro. Assim uma vez que jogamos conversa fora para mitigar o tédio, eles também podem uivar para passar o tempo.
Manancial: Olhar Do dedo