24 C
Lauro de Freitas
quarta-feira, dezembro 24, 2025

Buy now

Quatro bancadas da Câmara acionam STF contra PL da Dosimetria

Quatro bancadas da Câmara dos Deputados impetraram mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federalista (STF) pedindo a suspensão da tramitação do projeto de lei que reduz a pena de condenados pela trama golpista, que culminou na depredação e invasão da sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O PL da Dosimetria avançou a toque de caixa no Senado durante a quarta-feira (17), em seguida ter seu texto apresentado pela manhã, na Percentagem de Constituição e Justiça (CCJ), pelo relator da material, senador Espiridião Amin (PP-SC).

Em seguida a aprovação na CCJ, o texto seguiu de súbito para a avaliação do Plenário do Senado, que acabou por aprová-lo com 48 votos favoráveis e 25 contrários.

Entre as argumentações apresentadas pelas bancadas para justificar o mandado de segurança no STJ, está a de que “uma emenda apresentada e aprovada na CCJ do Senado foi indevidamente classificada porquê ‘emenda de redação’, quando, na veras, promove mudança sumoso de valor ao modificar critérios de realização penal e excluir centenas de tipos penais do alcance da norma”, informou o líder do PT, Lindbergh Farias.

O mandado de segurança contou também com a participação das bancadas do PSB, PCdoB e do PSOL, além do PT.

De negócio com o líder do PT, a manobra foi usada “com o pretexto de impedir o retorno obrigatório do projeto à Câmara dos Deputados, suprimindo lanço importante da deliberação legislativa e esvaziando o papel constitucional da Vivenda iniciadora”.

CCJ do Senado

Durante o trâmite na CCJ, diversos requerimentos foram apresentados, pedindo o prorrogação da votação ou a realização de audiência pública para que a material, por sua relevância, fosse melhor debatida – o que acabou sendo rejeitado pelos integrantes da percentagem.

Os senadores governistas, portanto, fizeram pedido de vista para melhor averiguar o projeto, o que acabou sendo outorgado pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), mas com prazo reduzido de somente quatro horas.

Em universal, o prazo oferecido aos pedidos de vista é de 5 dias. Caso esse prazo fosse seguido, porquê em diversas outras situações, a crítica da material acabaria ficando para 2026, uma vez que o ano legislativo termina nesta quinta-feira (18).

Texto em ampliação

Natividade: Filial Brasil

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles