Tudo sobre Apple
A Apple lançou nesta semana o iOS 26 para o público em universal com mudanças que não agradaram muitos usuários de produtos da empresa. No núcleo da polêmica, está o Liquid Glass, um novo design de software que simula um material translúcido na tela, oferecendo o que a Apple labareda de “um novo nível de vitalidade” para navegação.
Pela primeira vez, o novo design se estende ao iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS simultaneamente com o objetivo de trazer mais consistência em todo o ecossistema da Apple. Também foram introduzidos mais recursos do Apple Intelligence.
Em fóruns de comunidades de suporte da empresa, as novidades não foram tão muito recebidas. Os usuários reclamam, por exemplo, que as animações são lentas, ações básicas exigem muitos toques, ícones flutuantes são cartunescos e alguns parecem desfocados, o contraste dificultou a leitura de notificações, entre outros incômodos.
Mas nem todas as avaliações são negativas. Aqueles que aprovaram o novo sistema operacional argumentam que o iPhone parece operar mais rápido, além de tornar o smartphone mais moderno e limpo, com animações são divertidas, refração de luz impressionante e ícones que remetem ao design original da interface da Apple.
Nas discussões, usuários relembraram o iOS 7, que marcou a grande mudança de design da Apple no iOS — e também não agradou boa segmento dos clientes. Ainda assim, a empresa manteve as mudanças e, eventualmente, as pessoas se acostumaram com o visual. Quem sabe não será esse também o porvir do Liquid Glass.
E já tem bug…
A Apple está trabalhando na correção do primeiro bug do software deste ano: o iOS 26.0.1, de pacto com uma conta privada anônima no X (conhecida por compartilhar informações precisas de atualizações da Apple) replicada pelo site 9to5mac. Os detalhes sobre o que virá nesta modificação não foram revelados.
Ao mesmo tempo, a Apple está corrigindo uma nequice considerada “muito rara” que afeta a câmera do iPhone Air e do iPhone 17 Pro, de pacto com a reportagem. Os novos modelos serão lançados nesta sexta-feira (19) junto com o iPhone 17 Pro Max, Apple Watch Series 11, Apple Watch Ultra 3, Apple Watch SE 3 e AirPods Pro 3.
Leia Mais:
O que tem de novo no iOS 26?
Para iPhone, a versão atualização ativa a Proteção para Dispositivo Roubado por padrão, oculta aplicativos na tela inicial e traz o Call Screening, que transforma em texto as informações de chamadas desconhecidas antes que o usuário decida atendê-las.
Ou por outra, o Apple Music ganhou a função Tradução de Letras, o Apple Wallet passa a organizar informações de pedidos e entregas a partir de e-mails, o Apple Maps usará lucidez sintético para aprender rotas frequentes e o App Senhas ganha histórico para consultar versões antigas.
Novos recursos do Apple Intelligence ajudam com a Tradução ao Vivo e trazem insights de áudio personalizados e motivacionais com o Workout Buddy no Apple Watch. Já os usuários do iPad experimentarão um sistema de janelas totalmente novo, e o Mac recebe a maior atualização para o Spotlight.
O Apple Watch passa a apresentar a pontuação do sono para dar aos usuários uma melhor compreensão da qualidade do sota, além do Apple Vision Pro agora apresentar widgets e novas Personas que são mais naturais e familiares.
Manadeira: Olhar Do dedo