26 C
Lauro de Freitas
sexta-feira, novembro 7, 2025

Buy now

“Reforma Administrativa da gestão Débora Régis afronta a Constituição”, acusa Gustavo Ferraz

O advogado Gustavo Ferraz fez um alerta grave sobre a Lei Municipal nº 2.130/2025, sancionada pela prefeita Débora Régis em 2 de janeiro de 2025, que alterou dispositivos da Lei nº 1.898/2020 e tratou da Reforma Administrativa da atual gestão.

Segundo Ferraz, a lei deixou de prever em seu Anexo Único onde deveria constar a estrutura completa da Administração Direta os cargos de Procurador Geral do Município (PGM) e Controlador Geral do Município (CGM).

Apesar da omissão legal, a prefeita manteve nomeados servidores para exercer essas funções estratégicas, permitindo que praticassem atos administrativos de grande relevância, como pareceres em licitações, análise de contratos e ações de fiscalização interna.

A denúncia:

Para Gustavo Ferraz, a situação é extremamente grave:

“A nomeação de servidor para cargo inexistente em lei configura ato nulo de pleno direito, nos termos do art. 37, caput e inciso II, da Constituição Federal”, destacou.

Ele acrescenta ainda que a prática viola o Decreto-Lei 201/1967, pois implica ordenação de despesas irregulares, já que os servidores estão sendo remunerados em cargos que não existem legalmente.

Consequências:

De acordo com Ferraz, todos os atos assinados pelo Procurador e pelo Controlador desde a vigência da lei podem ser considerados nulos, contaminando licitações, contratos, pareceres e outros processos da Prefeitura.

“Essa falha compromete a legalidade dos atos da Administração e gera insegurança jurídica, além de risco real de lesão ao patrimônio público”, alertou.

O caso expõe um vício grave na Reforma Administrativa de Lauro de Freitas e levanta questionamentos sobre a condução da atual gestão.

 

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles