Começa nesta segunda-feira (22) e terminará na próxima sexta (29), o período de recursos contra os resultados preliminares da prova prática da primeira edição do ano do Fiscalização Vernáculo de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Instrução Superior Estrangeira (Revalida 2025/1).
Para entrar com recurso contra a nota da prova de habilidades clínicas, o participante deverá usar o Sistema Revalida, clicar na Página do Participante e seguir as instruções apresentadas.
Os resultados preliminares desta segunda lanço do Revalida foram divulgados pelo Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 19 de setembro, no mesmo Sistema Revalida.
>> Siga o meato da Escritório Brasil no WhatsApp
Resultado do recurso
O resultado final da 2ª lanço do Revalida 2025/1 será divulgado pelo Inep em 31 de outubro, no Sistema Revalida, posteriormente a estudo dos recursos administrativos daqueles que discordaram de qualquer ponto medido pelo Inep.
O resultado definitivo será escoltado das razões de deferimento ou indeferimento apresentadas pelas bancas de especialistas do fiscalização, em parecer único e não individualizado.
Objetivos
O Revalida avalia a formação de brasileiros e estrangeiros que querem treinar a medicina no Brasil e se formaram no exterior. O fiscalização não classifica instituições de ensino superior de outros países.
O objetivo do fiscalização é estimar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o tirocínio profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e, desta forma, prometer a qualidade do atendimento médico prestado no país.
Padrão Esperado
O Inep também publicou, no Sistema Revalida, o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo, de cada uma das dez estações da prova de habilidades da segunda lanço do Revalida.
O PEP funciona porquê um roteiro solene da prova prática do fiscalização e traz informações sobre ações dos candidatos esperadas pelos avaliadores, critérios de avaliação e a pontuação de cada ação.
Revalida
O fiscalização é realizado em duas edições anuais e formado por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, e comunidade (saúde coletiva).
Manancial: Escritório Brasil
